AgroTimes

Exportações devem saltar no 3T22 de JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), seguindo Minerva (BEEF3) e setor

10 nov 2022, 13:20 - atualizado em 10 nov 2022, 13:35
JBS
Exportações deverão vir fortes para JBS, assim como para Marfrig (Imagem: YouTube/JBS S.A.)

Não deverá haver surpresas negativas quanto às exportações de carne bovina na receita da JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3).

Baseados nos números do setor (1,9 milhão/t até outubro, mais 23% sobre 2021) e nos resultados do Minerva Food (BEEF3), conhecidos na quarta, os embarques nos balanços dos dois maiores frigoríficos brasileiros devem apresentar boa performance. O 3T22 de ambos sairá nesta quinta (10), após o fechamento da B3 (B3).

Não deverão apresentar o mesmo market share do grupo controlado pela família Queiroz – 71,6% da receita bruta de R$ 9 bilhões de julho a setembro, não contando as operações nos outros quatro países da América do Sul -, mas se espera altas substanciais nas vendas externas.

O Minerva, por exemplo, aferiu com receitas internacionais, no trimestre compreendido, R$ 6,3 bilhões, 16,5% superior contra o mesmo período de um ano antes. Acima também do 2T22.

O frigorífico é o maior exportador brasileiro e sul-americano de cortes bovinos, considerando suas filiais na Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai, via Athena Foods.

O Marfrig é o que mais se aproxima em termos de dependência externa do concorrente. Nas operações de abril e junho, informada pela companhia, a fatia internacional das 14 plantas habilitadas gerou 67% das vendas consolidas.

Pelos lados da JBS, tem-se a informação que as vendas globais foram realizadas nos mercados onde a companhia tem plantas e 25% dependentes das exportações. No caso do Brasil, há que considerar a operação com suínos e aves, da Seara.

Mas, no trimestre anterior, o volume de vendas internacionais de bovinos, desde o Brasil, avançou 17,3% no volume e mais 20% em preço médio.

Todos os três seguindo com China na liderança folgada, mas com alguns destaques em regiões que vão se fortalecendo cada vez mais, caso dos Estados Unidos. No Minerva, do 3T21 para o último houve aumento de 2 pontos percentuais, a 7%.

A diferença é que JBS e Marfrig também possuem unidades nos EUA, também grandes participantes dos resultados – sobretudo para o segundo player.

Cotações

Às 13h20, as ações dessas companhias recuam em torno de 1,40%, para JBS, e acima de 2% para as demais.

Acompanham a baixa do IBovespa (IBOV), de 2,30%, a pouco mais de 110 mil pontos.

 

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar