AgroTimes

Exportações de grãos da Ucrânia caíram 33,4% até agora nesta temporada, diz ministério

24 out 2022, 8:44 - atualizado em 24 out 2022, 8:45
Trabalhador de estaleiro observa cevada sendo despejada em um navio em Nikolaev
Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev, intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia (Imagem: REUTERS/Vincent Mundy/File Photo)

As exportações de grãos da Ucrânia recuaram 33,4% na temporada 2022/23 até agora na comparação anual, a quase 12 milhões de toneladas, mas o ritmo dos embarques está aumentando gradualmente, segundo dados do Ministério da Agricultura ucraniano.

Dados do ministério mostraram que as exportações até agora na temporada de julho de 2022 a junho de 2023 incluíram 4,49 milhões de toneladas de trigo, 6,29 milhões de toneladas de milho e 1 milhão de toneladas de cevada.

As exportações de grãos do país recuaram desde a invasão russa em fevereiro, com o fechamento de seus portos no Mar Negro elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.

Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev, intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

O governo disse que a Ucrânia pode colher entre 50 milhões e 52 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, devido à perda de terras para as forças russas e a menores rendimentos.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

reuters@moneytimes.com.br