AgroTimes

Exportações de grãos da Ucrânia caíram 30,7% até agora em 2022/23, diz ministério

07 nov 2022, 8:51 - atualizado em 07 nov 2022, 8:51
Porto Ucrânia
Dados do ministério mostraram que as exportações até agora na temporada de julho de 2022 a junho de 2023 incluíram 5,4 milhões de toneladas de trigo, 7,7 milhões de toneladas de milho e 1,2 milhão de toneladas de cevada (Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko/File Photo)

A Ucrânia exportou quase 14,3 milhões de toneladas de grãos até agora na temporada 2022/23, uma queda de 30,7% em relação às 20,6 milhões de toneladas embarcadas no mesmo período da temporada anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.

As exportações de grãos caíram desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro e fechou os portos de seu vizinho no Mar Negro, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.

Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev que foi intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

Dados do ministério mostraram que as exportações até agora na temporada de julho de 2022 a junho de 2023 incluíram 5,4 milhões de toneladas de trigo, 7,7 milhões de toneladas de milho e 1,2 milhão de toneladas de cevada.

O governo disse que a Ucrânia pode colher entre 50 milhões e 52 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021 devido à perda de terras para as forças russas e menores rendimentos.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.