Exportações de gasolina pela China sobe com novas cotas; diesel fica abaixo do estimado
As exportações de gasolina pela China em julho subiram 19% em relação a um ano antes, para uma alta de três meses, mostraram dados nesta quinta-feira, com as refinarias aproveitando as novas cotas para enviar mais combustível ao exterior e aliviar os estoques domésticos.
Os embarques de gasolina totalizaram 880.000 toneladas no mês passado, o maior nível desde abril, embora os volumes acumulados no ano tenha permanecido 37% abaixo do mesmo período do ano passado, mostraram dados da Administração Geral de Alfândegas da China.
As exportações de diesel e querosene de aviação, no entanto, surpreenderam os analistas com volumes muito inferiores às suas previsões.
Os embarques de diesel aumentaram em relação a junho, para 360.000 toneladas, cerca de metade dos níveis previstos e uma fração das 1,39 milhão de toneladas de julho de 2021.
As exportações de querosene de aviação caíram 27% em relação ao ano anterior, em 480.000 toneladas, o menor volume mensal desde janeiro de 2021. No acumulado do ano, os embarques ficaram 8,6% acima do ano anterior.
A China emitiu dois lotes de cotas de exportação em junho e julho, depois que as empresas fizeram lobby por mais licenças para ajudar a diminuir os estoques domésticos transbordantes, já que os extensos lockdowns da Covid sufocaram o consumo de combustível.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!