Ásia

Exportações da Coreia do Sul contraem pelo 5º mês; queda foi de 2%

01 maio 2019, 1:22 - atualizado em 01 maio 2019, 1:22
As exportações da Coreia do Sul contraíram menos em abril, em comparação ao mês anterior, mas a retração ocorre pelo 5º mês consecutivo, com queda de 13,5% nas vendas de chips de memória, o que pode prejudicar as chances de a economia voltar ao crescimento neste trimestre.

As exportações de abril caíram 2% nos três primeiros meses de 2019, em comparação ao ano anterior, mostraram dados do governo nesta  quarta-feira (1). Isso foi menos a queda de 8,2% registrada em março.

Os formuladores de políticas temem que a disputa comercial entre Washington e Pequim possa causar danos colaterais para a Coreia do Sul, especialmente porque a quarta maior economia da Ásia sofreu uma inesperada contração no primeiro trimestre em relação à queda nas exportações e investimentos.

O Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre declinou 0,3% sazonalmente de outubro a dezembro, a pior contração desde a queda de 3,3% no final de 2008.

O Ministério do Comércio disse que a desaceleração do crescimento chinês e a fraca demanda global por chips de memória da Coréia resultaram em novas quedas nas exportações em abril.