Exportação de soja do Brasil reduz ritmo na 3ª semana do mês; minério acelera
As exportações das principais commodities agrícolas do Brasil, como a soja, desaceleraram o ritmo na terceira semana de novembro em relação à segunda semana do mês, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.
O embarque de soja do país na média do mês até terceira semana de novembro foi de 161,6 mil toneladas por dia, versus 192,3 mil toneladas até a semana anterior, mas ainda um salto na comparação anual (veja detalhes na tabela abaixo).
A exportação de café do Brasil até terceira semana registrou média diária de 10,22 mil toneladas, versus 11,5 mil até a segunda semana.
O mesmo aconteceu com o algodão, com 11,9 mil toneladas ao dia, ante 12,8 mil até segunda semana, versus 16,7 mil toneladas ao dia no mesmo mês completo de 2020.
Já a exportação de minério de ferro do Brasil, que começou o mês com registros bastante baixos, recuperou-se, somando 1,42 milhão de toneladas, ante 1,22 milhão até a segunda semana e ante 1,46 milhão no mesmo mês completo de 2020.