Minério de ferro

Exportação de minério de ferro do Brasil tem maior volume mensal em 2 anos

03 out 2022, 17:45 - atualizado em 03 out 2022, 17:45
Um empilhador descarrega minério de ferro em uma pilha em uma mina localizada na região de Pilbara, na Austrália Ocidental
Em agosto, os embarques de minério de ferro do Brasil tinham somado 33,4 milhões de toneladas (Imagem: REUTERS/David Gray)

A exportação de minério de ferro do Brasil aumentou 8,7% em setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, somando 36,295 milhões de toneladas, configurando-se no maior volume mensal em dois anos, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

No período, esse volume só fica abaixo do registrado em setembro de 2020, quando o Brasil exportou 37,47 milhões de toneladas.

Setembro é um mês em que historicamente os embarques do Brasil são fortes, já que chove menos no Norte do país, onde está Carajás, a maior mina do Brasil, da Vale (VALE3).

Em agosto, os embarques de minério de ferro do Brasil tinham somado 33,4 milhões de toneladas.

Se os volumes aumentaram, a receita com os embarques da commodity caiu para 2,7 bilhões de dólares em setembro, versus aproximadamente 4 bilhões no mesmo período do ano passado, quando os preços estavam 60% mais altos.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

reuters@moneytimes.com.br