Agronegócio

Exportação de carne brasileira à China deve aumentar, avalia ministra em vídeo

24 out 2019, 14:00 - atualizado em 24 out 2019, 14:00
Tereza Cristina revela que as discussões com as autoridades chinesas envolveram ainda demanda por açúcar, algodão e etanol do Brasil

O Brasil está confiante de que autoridades chinesas irão conceder autorizações para mais exportadores brasileiros de carne antes que o presidente do país asiático, Xi Jinping, visite o Brasil no próximo mês, de acordo com um vídeo publicado no Twitter pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta quinta-feira.

Ao final de sua segunda viagem à China, Tereza disse também que houve discussões com autoridades chinesas a respeito de açúcar, algodão e etanol do Brasil.

“Temos mais habilitações (de frigoríficos), que devem acontecer nesse intervalo de dias, entre a visita do presidente (Jair) Bolsonaro e a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil”, disse ela.

Em setembro, a China concedeu licenças de exportação a 25 plantas de frigoríficos do Brasil, permitindo que a crescente indústria de proteínas do país possa abastecer mais pessoas na nação asiática, onde um surto de peste suína africana prejudicou a oferta local.,

“Hoje o mercado de carne está em ebulição aqui. A necessidade é muito grande, então aqueles frigoríficos que estão preparados, que estão dentro dos protocolos para exportar para a China, todos terão oportunidade, tamanha é a necessidade e a vontade de importar carne do Brasil”, afirmou a ministra.