Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Experimento da Heineken no Brasil muda comportamento de quem bebe e dirige

Diana Cheng - 11/01/2019 - 19:31
(Edna Marcelino/E&E Fotografia)

A Heineken, em parceria com a consultoria especializada InBehavior Lab, realizou um experimento no Brasil com o intuito de auxiliar na criação de estratégias que mudassem o comportamento dos motoristas com a bebida.

GRÁTIS: DEIXE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA O MELHOR PRÉ-MARKET DO BRASIL

Apurada nos bares de São Paulo e Porto Alegre ao longo de duas semanas, a pesquisa analisou motoristas de ambos os sexos antes e depois da ação de conscientização. Os bares colocaram intervenções – também chamados de “nudges” – ao longo do processo como forma de criar um contexto para facilitar a decisão do motorista e de fazê-lo refletir sobre dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.

“O nudge tem como objetivo promover um determinado resultado ao trabalhar a arquitetura da escolha e aspectos conscientes e inconscientes do comportamento humano, sem modificar a estrutura dos incentivos ou limitar a escolha do indivíduo”, explica Flávia Ávila, economista comportamental e CEO da InBehavior Lab. “A ideia é usar os nudges para o bem e para melhorar a vida das pessoas”.

Continua depois da publicidade

Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado

Os resultados obtidos pela Heineken mostraram que, após o uso dos nudges, o número de motoristas que beberam e dirigiram caiu 25,2% em comparação à semana antes da ação. Outro dado apurado dizia que a intervenção mostrou mais impacto em motoristas com menos de 32 anos de idade – principalmente mulheres.

Nudges utilizados

Juramento do Motorista

Continua depois da publicidade

O motorista é convidado a assinar um cartão jurando não beber e dirigir, que pode ser trocado por um aperitivo na mesma noite. Isso ajuda o motorista a ser consistente nas ações e atitudes, pois ele acaba assumindo um compromisso que precisa ser mantido para poder ganhar o incentivo.

Não houve fiscalização do cumprimento do compromisso. O objetivo foi causar efeito na conduta pelo simples ato de assumir a tarefa.

Mural

Os juramentos foram dispostos em um mural colocado em algum lugar de destaque. Isso cria uma tendência de assumir um comportamento socialmente incentivado. Os motoristas acabam desejando permanecer abstêmios.

Continua depois da publicidade

Porção Grátis para Motorista da Vez

O estabelecimento oferecia porção grátis para o motorista que não fosse dirigir após ter bebido, o que já se mostrava o suficiente para que a inclinação do beneficiário fosse de tomar uma decisão responsável.

Cardápio do Motorista e Drinks sem Álcool

O cardápio feito sob medida para motoristas, além de chamar atenção, também salva a pessoa do custo mental de pensar em alternativas para bebidas alcoólicas. Ao ver que os outros estão bebendo drinks sem álcool, o motorista se sente impelido a imitá-los.

Continua depois da publicidade
(Edna Marcelino/E&E Fotografia)

Mapa de Decisão

Usando o bom humor, o mapa de decisão deixa claro que não é possível calcular os riscos e benefícios de beber e dirigir logo depois.

Cartazes, Adesivos, Camisetas, etc.

Mensagens e imagens foram espalhados por todo o bar com o objetivo de “acionar o sistema 2” – devagar, analítico, racional – sobre o “sistema 1” – rápido, emocional, impulsivo.

Continua depois da publicidade
(Edna Marcelino/E&E Fotografia)

Veja o vídeo da campanha:

Última atualização por Gustavo Kahil - 11/01/2019 - 19:31