Existem 11 países emergentes melhores para se investir do que o Brasil, diz BofA ML
A equipe de análise do Bank of America Merrill Lynch divulgou relatório de atualização de estimativas semestrais sobre os mercados emergentes, listando quais são os favoritos na concepção do banco norte-americano.
De início, o analista David Hauner destaca que o crescimento dos países emergentes deverá se recuperar para 4,5% depois de 2019, ano que “está no caminho para ser o mais fraco desde 2016”.
“A Rússia mantém a melhor posição em nosso agrupamento GEM-10 dos maiores mercados emergentes”, destaca o Bank of America Merrill Lynch, ressaltando que possui dívida pública pequena e superávit tanto na conta corrente quanto no âmbito fiscal. O banco norte-americano destaca ainda Coreia do Sul e China como países promissores para se investir.
Descolamento e dívida
Em relação ao Brasil, o Bank of America Merrill Lynch ressalta positivamente a melhora das condições macroeconômicas. “[O Brasil] conseguiu se afastar dos outros mais vulneráveis”, avalia o banco, listando o descolamento do país em relação a Turquia e África do Sul.
Por outro lado, Hauner pondera que a dívida pública e o déficit fiscal permanecem como vulnerabilidades principais.
Veja abaixo gráficos selecionados: