CryptoTimes

Existe correlação entre o número de endereços únicos e o preço do bitcoin?

28 maio 2020, 14:22 - atualizado em 28 maio 2020, 14:22
Endereços únicos de bitcoin são umas das métricas mais usadas para calcular o crescimento da rede. Porém, taxas de transação, volatilidade de preço e popularidade da rede afetam o número de endereços únicos (Imagem: Bitcoin.org)

Endereços únicos no ecossistema Bitcoin são um possível destino de um pagamento em bitcoin. Uma pessoa pode ter muitos endereços. Melhores práticas significam que um endereço deve ser usado para cada transação.

Atualmente, grande parte das carteiras são carteiras determinísticas e têm uma interface de usuário que torna mais fácil e segura a manutenção de diversos endereços. A maioria dos softwares e sites de Bitcoin também geram um novo endereço toda vez que você gera um recibo ou um pedido de pagamento.

Muito se debate sobre o termo “endereço de bitcoin” não ser adequado. Um termo melhor seria “fatura de bitcoin” (ou “bitcoin invoice”). Com isso em mente, o número de endereços únicos ainda é uma métrica interessante de rastreamento ao longo do tempo e fornece algumas percepções sobre o uso da rede.

Comparando endereços únicos e preços da rede Bitcoin

Endereços únicos (linha laranja) e preço (linha verde) (Imagem: Brave New Coin)

Endereços únicos representam o destino na rede Bitcoin. O preço é o valor de fechamento no Índice de Liquidez do Bitcoin (BLX) da Brave New Coin.

Observando o gráfico, podemos notar que a variação diária dos endereços únicos e o preço do bitcoin se movem juntos em uma direção parecida em grande parte do tempo.

Geralmente, aumento ou uma queda no número de endereços únicos ocorre quando há altas taxas. Isso porque pessoas mantêm suas Quantias de Transações Não Gastas (UTXO, ou “Unspent Transaction Outputs”) em diversos endereços já que pode resultar em maiores taxas para movimentar os fundos do que a quantia contida no endereço.

Por outro lado, quando as taxas estão baixas, pessoas, ou suas carteiras, consolidam seus fundos em um único endereço.

Quando mercados estão em baixa, menos endereços únicos estão sendo utilizados já que pessoas não estão realizando tantos pagamentos.

Variação diária de endereços únicos

Variação de endereços únicos ao longo do tempo (Imagem: Brave New Coin)

O gráfico acima mostra a média móvel de 50 dias para a variação diária de endereços únicos. A variação de endereços únicos por dia não é de, aproximadamente, cinco mil.

Aumento estável de endereços únicos

Endereços únicos (linha laranja) e preço (linha verde) (Imagem: Brave New Coin)

Podemos analisar que, após a queda no preço do bitcoin no dia 15 de março de 2020, a variação diária no número de endereços únicos aumenta junto com o preço à vista no mercado USD/BTC.

Em suma, podemos entender que a variação média diária dos endereços únicos e o preço do bitcoin são correlacionados e se movimentam juntos ao longo do tempo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bravenewcoin@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar