Existe alguma chance de um ETF de bitcoin ser aprovado nos EUA em 2021?
Respondentes da pesquisa “Digital Asset Outlook” para 2021 do The Block parecem estar otimistas com a possibilidade de um fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) de bitcoin ser aprovado no ano que vem.
Segundo os resultados, 37,8% dos participantes concordaram — e 13,5% concordaram plenamente — que a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) dará o sinal verde para um ETF de bitcoin em 2021.
Em comparação, 21,6% dos respondentes discordaram dessa ideia e os 27% restantes foram neutros sobre o assunto.
Quando a mesma pergunta foi feita aos respondentes da pesquisa sobre 2020, grande parte — cerca de 77,4% — discordaram da ideia de que um ETF de bitcoin seria aprovado este ano.
Até hoje, a SEC não aprovou nenhuma das diversas propostas de ETFs de bitcoin, citando o risco de manipulação de mercado e uma escassez de acordos de supervisão entre mercados.
Uma representante da agência, Hester Peirce, sempre discordou dessas rejeições. A pior rejeição aconteceu em fevereiro de 2020, quando a SEC interrompeu as atividades do “United States Bitcoin and Treasury Investment Trust” da empresa nova-iorquina Wilshire Phoenix.
Por que os ETFs de bitcoin vão virar o jogo?
“Essa diretriz é a mais recente em uma série de rejeições que a Comissão emitiu sobre produtos relacionados ao bitcoin. Essa série de rejeições me faz concluir que a Comissão não está disposta a aprovar a listagem de qualquer produto que forneceria acesso ao bitcoin para o mercado e que nenhuma proposta atenderá aos padrões em constante mudança que a Comissão insiste em aplicar a produtos relacionados ao bitcoin — e apenas a produtos relacionados ao bitcoin”, escreveu Peirce na época.
Você pode encontrar respostas sobre ETF de bitcoin e outros itens de pesquisa no relatório “Digital Asset Outlook” para 2021 do The Block.