Internacional

Exército do Irã captura petrolífero do Reino Unido e eleva tensões no Oriente Médio

20 jul 2019, 17:14 - atualizado em 20 jul 2019, 17:14
Exército iraniano toma controle de navio petroleiro no Golfo Pérsico e eleva tensões entre Londres e Teerã (Imagem: Pixabay)

O exército iraniano capturou neste sábado (20) o petroleiro britânico Stena Impero, duas semanas após a marinha inglesa ter capturado embarcação do Irã no estreito de Gilbratar.

A ação militar de Teerã teria sido justificada pela falha da embarcação inglesa de “observar as regras internacionais de navegação marítima e as regulações”.

O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, declarou que busca a veia diplomática para solucionar o caso.

“Não estamos olhando opções militares, estamos procurando um caminho diplomático para resolver a situação, mas está muito claro que precisa ser resolvida”, afirmou Hunt a Sky News, de acordo com a reportagem do Financial Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retaliação

Por outro lado, Mohammad Javad Zarif, ministro das relações exteriores do Irã afirmou que “ao contrário da pirataria do estreito de Gibraltar, a ação no Golfo Pérsico é em defesa das regras internacionais de navegação”.

A questão adiciona animosidade na região após o exército dos EUA derrubar drone iraniano na última quinta-feira (18).