Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Exército do Irã captura petrolífero do Reino Unido e eleva tensões no Oriente Médio

Valter Outeiro da Silveira - 20/07/2019 - 17:14
Exército iraniano toma controle de navio petroleiro no Golfo Pérsico e eleva tensões entre Londres e Teerã (Imagem: Pixabay)

O exército iraniano capturou neste sábado (20) o petroleiro britânico Stena Impero, duas semanas após a marinha inglesa ter capturado embarcação do Irã no estreito de Gilbratar.

A ação militar de Teerã teria sido justificada pela falha da embarcação inglesa de “observar as regras internacionais de navegação marítima e as regulações”.

O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, declarou que busca a veia diplomática para solucionar o caso.

“Não estamos olhando opções militares, estamos procurando um caminho diplomático para resolver a situação, mas está muito claro que precisa ser resolvida”, afirmou Hunt a Sky News, de acordo com a reportagem do Financial Times.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Retaliação

Por outro lado, Mohammad Javad Zarif, ministro das relações exteriores do Irã afirmou que “ao contrário da pirataria do estreito de Gibraltar, a ação no Golfo Pérsico é em defesa das regras internacionais de navegação”.

A questão adiciona animosidade na região após o exército dos EUA derrubar drone iraniano na última quinta-feira (18).

Leia mais sobre: EUA, Internacional, Irã

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 20/07/2019 - 17:14