Exercícios do Wooldridge: Crimes no Campus
No nosso Curso de Introdução à Econometria usando o R, os alunos aprendem a estimar modelos lineares a partir de Mínimos Quadrados Ordinários, tendo uma prática constante com o R. Para ilustrar como aprender econometria é divertido, podemos replicar um exemplo do livro clássico do Wooldridge, de Introdução à Econometria. Escolhemos aqui o exemplo 4.4, que avalia a relação entre quantidade de alunos em um campus e criminalidade nele.
Podemos traçar um paralelo intuitivo entre número de alunos em uma universidade e criminalidade no seu campus, especialmente pensando no contexto americano onde é comum morar no ambiente universitário. Mais jovens juntos provavelmente cometem mais, crimes, afinal. É verdade? Se sim, em que medida? Isso é importante para um gestor de políticas públicas, afinal ele precisa alocar policiais de maneira racional.
Vamos carregar a base de dados “campus”, do pacote “wooldridge” e estimar o seguinte modelo, onde C é o número de crimes e M é o número de matrículas.
O leitor que replicar o código acima irá encontrar uma estimativa alinhada com nossa intuição. O parâmetro é positivo, significante e estimado em algo em torno de 1.2. O que nos sugere que um aumento de 1% nas matrículas de uma universidade leva a um aumento de 1.2% no número de crimes nela cometidos.