Economia

Exercícios do Wooldridge: Crimes no Campus

20 nov 2018, 12:07 - atualizado em 20 nov 2018, 1:18

Por Análise Macro

No nosso Curso de Introdução à Econometria usando o R, os alunos aprendem a estimar modelos lineares a partir de Mínimos Quadrados Ordinários, tendo uma prática constante com o R. Para ilustrar como aprender econometria é divertido, podemos replicar um exemplo do livro clássico do Wooldridge, de Introdução à Econometria. Escolhemos aqui o exemplo 4.4, que avalia a relação entre quantidade de alunos em um campus e criminalidade nele.

Podemos traçar um paralelo intuitivo entre número de alunos em uma universidade e criminalidade no seu campus, especialmente pensando no contexto americano onde é comum morar no ambiente universitário. Mais jovens juntos provavelmente cometem mais, crimes, afinal. É verdade? Se sim, em que medida? Isso é importante para um gestor de políticas públicas, afinal ele precisa alocar policiais de maneira racional.

Vamos carregar a base de dados “campus”, do pacote “wooldridge” e estimar o seguinte modelo,  onde é o número de crimes e M é o número de matrículas.

O leitor que replicar o código acima irá encontrar uma estimativa alinhada com nossa intuição. O parâmetro é positivo, significante e estimado em algo em torno de 1.2. O que nos sugere que um aumento de 1% nas matrículas de uma universidade leva a um aumento de 1.2% no número de crimes nela cometidos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.