Internacional

Executivos de bancos falidos devem ser multados, banidos e privados de remuneração, diz Biden

17 mar 2023, 14:16 - atualizado em 17 mar 2023, 14:16
Joe Biden
“Ninguém está acima da lei e fortalecer a responsabilidade é um fator importante para evitar má administração no futuro”, disse Biden (Imagem: Adam Schultz / Biden for President)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta sexta-feira ao Congresso norte-americano que dê aos reguladores maior poder sobre o setor bancário, inclusive o de aplicação de multas mais altas, recuperação de fundos e banir funcionários de bancos falidos, de acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca.

“Ninguém está acima da lei e fortalecer a responsabilidade é um fator importante para evitar má administração no futuro”, disse Biden em comunicado.

A lei atual “limita a autoridade do governo para responsabilizar os executivos”, afirmou ele.

Especificamente, Biden pede ao Congresso que dê ao FDIC (fundo federal garantidor de depósitos) maior autoridade para recuperar a remuneração, “incluindo ganhos com vendas de ações, de executivos de bancos falidos como o Silicon Valley Bank e o Signature Bank”, disse a Casa Branca em um segundo comunicado.

Biden também pede ao Congresso que dê ao FDIC mais autoridade para banir executivos do setor bancário quando suas instituições entrarem em concordata e multar gerentes cujos bancos falirem.