Corretoras

Exclusivo: XP esclarece notícia no WhatsApp sobre “esquema pirâmide” de assessor

09 mar 2019, 21:15 - atualizado em 11 mar 2019, 10:17
XP Investimentos
“O evento foi totalmente isolado e ocasionado por um indivíduo que atuava como assessor de investimento, mas que também realizava atividades paralelas irregulares”, diz a XP

A XP Investimentos veio ao mercado neste sábado para esclarecer sobre uma notícia que corre em grupos de WhatsApp do mercado financeiro acerca de um suposto golpe financeiro praticado por um dos seus assessores de investimentos.

Veja posicionamento da BankRio sobre golpe “pirâmide” de ex-assessor

O texto compartilhado na aplicativo de mensagens fala sobre um “esquema pirâmide” idêntico ao que foi descoberto mês passado na JJ Invest, e que teria lesado dezenas de clientes em valores superiores a R$ 30 milhões.

A corretora declarou, após questionamento feito pelo Money Times, que não tem qualquer vínculo com o ocorrido.

“O evento foi totalmente isolado e ocasionado por um indivíduo que atuava como assessor de investimento, mas que também realizava atividades paralelas irregulares, por meio de pessoa jurídica própria, fora do sistema financeiro, e que levou investidores a comprar operações particulares. No caso em questão, nenhuma transação ou transferência foi realizada dentro da plataforma da XP Investimentos”, explica.

Ainda de acordo com a nota, a corretora notificou a CVM e o Banco Central.

A XP disse que nunca houve qualquer caso semelhante em sua história e que tem um processo prévio de diligência para a vinculação de agentes autônomos, com checagem de antecedentes criminais, levantamento de certidões e entrevistas individuais.

“A empresa sente muito pelo ocorrido e reforça seu compromisso com a ética, com controles rigorosos e, acima de tudo, com o contínuo fortalecimento da atividade de agentes autônomos de investimentos e o mercado brasileiro de capitais”, destaca.

Veja o texto enviado, inicialmente, para os grupos pela XP:

Sobre o texto que tem circulado em alguns grupos de WhatsApp, queremos reforçar que ele não é verdadeiro.

No entanto, tivemos um evento isolado, causado por assessor de investimentos vinculado a um dos nossos escritórios parceiros, o qual foi devidamente informado à CVM e ao Banco Central e que trataremos com a transparência que sempre pautou nossas atitudes.

Vale ressaltar que nenhuma transação foi realizada dentro do ambiente da XP Investimentos e que os clientes devem ser cuidadosos com o envio dos seus recursos, garantindo que estes sejam sempre feitos para as suas respectivas contas na própria XP Investimentos e não para pessoas jurídicas que não são autorizadas a atuarem como intermediadoras de investimentos ou produtos financeiros.

É importante reforçar que apenas as pessoas jurídicas listadas no site da CVM estão autorizadas a atuar no sistema financeira nacional.

De qualquer forma, por mais que legalmente não tenhamos responsabilidade pelos atos causados, somos grande mantenedora da indústria independente de investimentos e todos os clientes que sofreram perdas estão sendo ressarcidos.

Sentimos muito pelo ocorrido e ratificamos nosso compromisso de continuar fortalecendo a atividade de agentes autônomos de investimentos e o mercado de capitais brasileiro.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.