Exclusivo: XP endurece contrato para reter agentes autônomos
Um suposto comunicado enviado aos maiores escritórios de agentes autônomos de investimentos (AAIs) da XP Investimentos (XP), obtido pelo Money Times, circulou nesta quarta-feira (14) no mercado e chamou atenção ao apontar para uma mudança no relacionamento entre a corretora e os AAIs.
De acordo com a imagem, a XP irá incluir uma cláusula no contrato com seus agentes para “reforçar o direito de negociar caso o escritório receba uma proposta concorrente (right to match)”. Se confirmadas, as novas condições contratuais serão implementadas após a XP perder alguns de seus principais escritórios de AAIs para o BTG (BPAC11).
O documento ainda revela que este aditamento deve ser disparado para toda a rede B2B até o final de abril ou início de maio.
Os agentes autônomos possuem a obrigação regulatória de se vincularem, exclusivamente, a uma única instituição do sistema de distribuição.
Essa exclusividade é tema de grande debate no mercado financeiro há anos. Um estudo da CVM, publicado no ano passado, recomendou o fim do vínculo único. No entanto, a autarquia ainda não publicou uma decisão final a respeito.
A CVM regula a atividade dos AAIs através da Resolução nº 16 de fevereiro de 2021, ato que substituiu a Instrução Normativa nº 497.
A XP foi contatada e disse que “irá avaliar” uma resposta. Veja o documento: