Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Exclusivo: O que os grandes investidores no Brasil estão comprando?

Gustavo Kahil - 25/03/2019 - 11:59
Captura de imagem da fintech SmartBrain, que processa em sua plataforma 175 mil extratos de investimentos diariamente

Um levantamento inédito da SmartBrain, fintech que processa em sua plataforma 175 mil extratos de investimentos gerenciados por assessores de investimentos independentes, revela a exposição de recursos no valor de R$ 100 bilhões em ações e fundos de investimentos.

O número representa aproximadamente um terço de todo o volume do segmento private no Brasil. Os dados revelam que cerca de 14% deste volume está dedicado para ações, revela o documento obtido com exclusividade para o Money Times.

“E isso vem crescendo nos últimos anos. A pizza está maior em multimercado, que tenta superar o CDI. A fatia vem aumentando para o que está fora da renda fixa”, explica Cassio Bariani, sócio-fundador da SmartBrain.

Continua depois da publicidade

Já os produtos de previdência privada correspondem à uma pequena fatia das carteiras, embora já comecem a ser recomendados pelos assessores de investimentos que atuam fora dos grandes bancos, aponta a pesquisa.

Cassio Bariani
Cassio Bariani, sócio-fundador da SmartBrain: Investidor buscou ações da Vale em fevereiro (Imagem: Divulgação)

Ações preferidas

O levantamento sobre a alocação média (posição em carteira) deste público – investidores que possuem mais de R$ 3 milhões em aplicações financeiras, foi feita com base nos dados que rodaram na plataforma em fevereiro de 2019.

As líderes, nos últimos 12 meses, são: Petrobras (PETR4), Itaú Unibanco (ITUB4), Vale (VALE3), Itaúsa (ITSA4) e Bradesco (BBDC4).

“O que parece interessante é que, em fevereiro, houve uma procura maior pelas ações da Vale, já que os preços caíram muito com o rompimento da barragem em Brumadinho. Pode ter sido um movimento de recomendações de compra”, aponta Bariani. A presença do ETF BOVA11 mostra que as recomendações em Bolsa estão em alta.

As preferidas no mês de fevereiro

fonte: BigData SmartBrain

Top 5 dos fundos de investimentos

Sobre a alocação em fundos de investimento, o levantamento da SmartBrain mostra que há uma preferência para os gestores de recursos independentes.

fonte: Big Data SmartBrain / obs: todos fundos de investimentos apresentados na pesquisa são abertos. Foram excluídos do levantamento os fundos exclusivos e os dedicados a determinados grupos e family offices.

“O fundo que mais tem sido investido nos últimos 12 meses tem sido o Alaska Black. Essa posição, no mês de fevereiro, revelou uma mudança para o Moat Capital e o AZ Quest. O Alaska tem chamado muita atenção dos gestores, mas outros fundos também estão sendo procurados”, ressalta Bariani.

fonte: Big Data SmartBrain / obs: todos fundos de investimentos apresentados na pesquisa são abertos. Foram excluídos do levantamento os fundos exclusivos e os dedicados a determinados grupos e family offices.

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você