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Exclusivo: Magazine Luiza pode ir ao Cade questionar fusão da Netshoes com Centauro

29 maio 2019, 19:16 - atualizado em 29 maio 2019, 20:59
“Até que ponto a Amazon, Google Shopping, ou a própria Magalu, podem ter uma pressão competitiva sobre o varejo especializado após um acordo entre as duas?”, questiona especialista (Divulgação/Centauro)

Mesmo que a Centauro (CNTO3) seja a escolhida pelos acionistas minoritários da Netshoes para realizar a sua fusão, o Magazine Luiza (MGLU3) poderá questionar no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a operação e impugnar o processo, apurou o Money Times nesta quarta-feira (29).

Isso pode acontecer porque, de acordo com um parecer realizado pelo especialista em direito comercial Olavo Chinaglia e ex-conselheiro do Cade, a concentração no segmento de “comércio varejista online de artigos esportivos”, em uma combinação Netshoes-Centauro, seria maior do que 50%.

A Centauro elevou hoje o seu valor dedicado para a proposta de US$ 2,80 para US$ 3,50, superando a oferta do Magazine Luiza, de US$ 3 por ação. Em reação, os papéis da Netshoes dispararam 21%, a US$ 3,70, em Nova York.

Chinaglia, que preparou um parecer para o Magazine Luiza sobre a possível concentração em um acordo Netshoes-Centauro, avalia que nos casos em que há preocupação concorrencial a priori, é possível que terceiros compareçam no Cade para também se habilitar no processo para tentar impugnar o processo.

“Isso não aconteceu no caso da operação Magalu-Netshoes, mas pode acontecer na Centauro/Netshoes. É um fator adicional”, disse em entrevista ao Money Times. Ele avalia que, em uma combinação com a Centauro, este processo pode levar entre 3 a 4 meses no rito considerado como “ordinário”, o que pode se estender mais com um questionamento.

A operação com o Magazine Luiza, já previamente aprovada pelo Cade, iria pelo rito “ordinário” e levaria em torno de 30 dias.

“No caso Centauro-Netshoes, dado que tem um cenário possível de concentração de mercado relevante, não seria recomendado ir pelo rito ordinário. Até que ponto a Amazon, Google Shopping, ou a própria Magalu, podem ter uma pressão competitiva sobre o varejo especializado após um acordo entre as duas?”, questiona Chinaglia.

A assembleia de acionistas marcada pela Netshoes para esta quinta-feira (30), às 11h, foi adiada.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
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