Exclusivo: Empiricus entra com ação contra Suno por plágio
A Empiricus Research entrou nesta quarta-feira (9) com ações nas esferas criminal, civil e administrativa, contra a Suno Research por plágio e concorrência desleal. Segundo a acusação, a página “termos de uso” da concorrente foi copiada literalmente, inclusive com a oferta de relatórios que não comercializa e com o direcionamento dos links de contato e cancelamento direcionados para caixas de e-mail da Empiricus.
“Ficamos surpresos ao descobrir que quem nos critica fez uma cópia desta forma. Não é aqui uma disputa empresarial. É uma cópia descarada”, disse Felipe Miranda, sócio-fundador da Empiricus, ao Money Times.
“A derradeira prova do ilícito da ré se dá por um fato inusitado: ao serem acessados os links de e-mails da ré nos seus termos de uso, o resultado é o direcionamento para e-mails do domínio da autora”, diz a acusação obtida pelo Money Times.
Contatada, a Suno Research disse que ainda não foi notificada, mas que entende que esta é uma estratégia da Empiricus para derrubar o seu sucesso no mercado. “Tentaram por violência e agora o fazem por maneira judicial. Se essa é a ideia, não vamos nos furtar dessa batalha e, se for o caso, vamos até o Supremo Federal”, afirmou a consultoria ao Money Times.
A reportagem entrou no site da Suno Research nesta tarde e constatou a existência dos pontos alegados pela Empiricus. Na imagem abaixo, é possível ver, no canto esquerdo, o endereço da caixa de e-mail da Empiricus.
A página Termos de Uso da Suno Research é igual àquela usada na Empiricus Research. Quando o usuário clica no hyperlink contato@sunoresearch.com.br, na verdade, ele é direcionado para a caixa “cancelamento@empiricus.com.br”. O mesmo acontece mais duas vezes, porém o direcionamento vai para outras contas de email: “renovações” e “atendimento”, também da Empiricus.
Em outro ponto, a Suno diz que “todas as assinaturas, exceto os planos vitalícios, serão submetidas ao Renova Fácil (renovação programada da assinatura após o término do período vigente)”. A consultoria, contudo, não oferece esse tipo de relatório em sua loja, que é ofertado na concorrente Empiricus.