Política

Ex-ministro da Justiça avalia MP que muda o Coaf

30 set 2019, 13:18 - atualizado em 30 set 2019, 13:18
José Eduardo Cardozo e o advogado criminalista Antônio Moraes Pitombo fazem parte da comissão mista para discutir a MP do Coaf (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

comissão mista que analisa a MP do Coaf promove novo debate nesta quarta-feira (2). Desta vez, foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares o ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, e o advogado criminalista Antônio Moraes Pitombo.

A Medida Provisória 893/19 transforma o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão vinculado ao Ministério da Economia, em Unidade de Inteligência Financeira (UIF). Pelo texto, a unidade será vinculada administrativamente ao Banco Central , com autonomia técnica e operacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Divergências

Na semana passada, em debate na comissão, o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega criticou as mudanças. Segundo ele, a transferência do Coaf para o Banco Central é uma “aberração administrativa” sem paralelo no Brasil e no mundo.

O procurador-geral do BC, Cristiano Cozer, no entanto, defendeu a transferência que, segundo ele, vai aprimorar a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro.

Participação popular

A audiência será realizada a partir das 14h30, no plenário 15 da ala Alexandre Costa, no Senado.