Ex-ministro da Educação é preso por esquema de corrupção
A Polícia Federal abriu operação, nesta quarta-feira (22) , para prender preventivamente o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e o pastor Gilmar Silva dos Santos por corrupção passiva, tráfico de influência, prevaricação e advocacia administrativa.
Ambos são suspeitos de montar um gabinete paralelo dentro do MEC para liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e as ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.
A operação, batizada de “Acesso Pago”, descobriu que o gabinete favorecia pastores na distribuição de verbas. Em março, o jornal Estado de S. Paulo, revelou que o ministério priorizava a liberação de recursos públicos para prefeituras que eram indicadas pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura Correia, que atuavam como lobistas e pediam propina para os prefeitos.
De acordo com a Polícia Federal, ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco prisões nos Estados de Goiás, São Paulo, Pará, além do Distrito Federal. Além disso, outras medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!