CryptoTimes

Ex-executivo do TikTok lançará startup de games em blockchain

05 jul 2022, 18:45 - atualizado em 05 jul 2022, 18:45
“Então decidimos, vamos fazer isso. Vamos fundar esta empresa. Vamos desistir da minha vida corporativa confortável no TikTok e assumir um risco gigante”, disse Fung (Imagem: Reuters/Mike Blake

Jason Fung, ex-chefe da unidade de games do TikTok, está lançando uma startup de jogos em blockchain na qual ele é um dos dois cofundadores, disse o executivo à Reuters em entrevista.

Fung, de 34 anos, deixou o TikTok no mês passado após dois anos na empresa, e sua saída ocorre quando o aplicativo e seu proprietário chinês ByteDance expandem-se agressivamente para o mercado global de games, avaliado em 300 bilhões de dólares, para enfrentar a rival Tencent, um esforço que rendeu resultados mistos até agora.

O executivo, cujo novo empreendimento se chama Meta0, disse que saiu do TikTok depois de ver uma oportunidade de oferta de solução para a atual natureza segregada de opções de infraestrutura disponíveis aos desenvolvedores que desejam construir jogos em blockchain.

“No momento, se você olhar para qualquer desenvolvedor, quando implementam NFTs ou blockchain em seus jogos eles precisam escolher um único blockchain, seja Polygon ou Solana ou Binance Smart Chain. Mas imagine uma opção mais interoperável”, disse ele à Reuters em Hong Kong, referindo-se a algumas populares blockchains existentes.

“Então decidimos, vamos fazer isso. Vamos fundar esta empresa. Vamos desistir da minha vida corporativa confortável no TikTok e assumir um risco gigante”, disse Fung, que morava em Shenzhen e se reportava à vice-presidente de operações do TikTok, Vanessa Pappas.

A equipe fundadora da Meta0 é composta por seis membros, além dos dois cofundadores, e a empresa fechou uma primeira rodada de financiamento, afirmou Fung.

Ele não divulgou detalhes sobre o outro cofundador, o resto da equipe ou o investimento. O executivo disse que a empresa estava procurando arrecadar fundos por meio da emissão de tokens, bem como de venture capital e investidores estratégicos.

A maioria das empresas consolidadas no mercado de games, como Tencent, Sony e Microsoft, ainda não fizeram grandes apostas em jogos em blockchain.

Fung, como chefe global de estratégia e operações para games do TikTok, foi encarregado de expandir o conteúdo de jogos e testar novos recursos, como hospedar minigames no aplicativo.

TikTok e ByteDance se expandiram agressivamente para o segmento de games durante o mandato de Fung, incluindo uma compra de 4 bilhões de dólares do estúdio Moonton pela ByteDance e testes de recursos de minigames dentro da rede social.

Fung liderou as unidades de e-sports no Alibaba e Electronic Arts na Ásia antes de ingressar no TikTok.

O executivo não respondeu a pergunta sobre quem poderia substituí-lo no TikTok.

O TikTok não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tendência de investimento

Apesar da cautela de alguns na indústria, os jogos em blockchain se tornaram uma das tendências de investimento discutidas por magnatas das criptomoedas do Vale do Silício à Dubai.

Antes do recente colapso do mercado de criptomoedas, a indústria de jogos em blockchain havia levantado um recorde de 1,2 bilhão de dólares no primeiro trimestre, de acordo com um relatório do banco de investimento Drake Star Partners, de abril. No ano passado, foram arrecadados 3,6 bilhões de dólares pelo setor.

“Criamos um protocolo para desenvolvedores de jogos e adotamos uma abordagem flexível e independente de blockchain para o desenvolvimento de games”, disse Fung, discutindo as perspectivas futuras para os jogos em blockchain.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!