Empresas

Ex-diretora da Americanas volta ao Brasil e entrega passaporte à PF

01 jul 2024, 9:50 - atualizado em 01 jul 2024, 9:50
Ex-Diretora da Americanas S.A, Anna Christina Ramos Saicali
Ex-Diretora da Americanas S.A, Anna Christina Ramos Saicali (Foto: Vinicius Loures/ Câmara dos Deputados)

A ex-diretora da rede de varejo Americanas (AMER3) Anna Saicali, acusada de envolvimento em um fraude contábil bilionária que levou a empresa à recuperação judicial, desembarcou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nessa segunda feira e entregou seu passaporte à Polícia Federal, disseram duas fontes com conhecimento do assunto sob condição de anonimato.

A ex-executiva, que chegou a ter a prisão preventiva decretada na semana passada no âmbito da operação Disclosure, da PF, que apura a participação de ex-funcionários da empresa na fraude contábil de mais de 25 bilhões de reais na Americanas, estava em Portugal, onde se apresentou a autoridades locais e embarcou para o Brasil no domingo depois de a Justiça revogar sua prisão.

Ela teve o passaporte recolhido pela PF e terá de cumprir medidas cautelares, entre elas não poderá deixar o país.

Na semana passada, ela e o ex-presidente-executivo da Americanas Miguel Gutierrez foram alvos de mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal do Rio no âmbito da Disclosure.

Os dois não foram encontrados para o cumprimento dos mandados pois estavam fora do país. Gutierrez chegou a ser detido no dia seguinte em Madri, mas foi solto no fim de semana.

Na operação Disclosure, agentes da PF também cumpriram 15 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos envolvidos no valor de aproximadamente 500 milhões de reais.