CryptoTimes

Ex-candidato à presidência dos EUA anuncia projeto de dividendo de dados

22 jun 2020, 12:29 - atualizado em 22 jun 2020, 12:29
Andrew Yang era o candidato à presidência mais favorável à tecnologia cripto. Desde que ele saiu da disputa, Michael Bloomberg forneceu um plano de reforma financeira, com uma proposta de regulamentações mais transparentes para criptoativos (Imagem: YouTube/Andrew Yang)

Andrew Yang, ex-candidato à presidência dos EUA, anunciou o Data Dividend Project (DDP, na sigla em inglês), uma iniciativa para ajudar a instituir dados pessoais como uma forma de propriedade.

O projeto busca estabelecer e fomentar os direitos de propriedade de dados sob leis, como a Lei de Privacidade dos Consumidores da Califórnia (CCPA), que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2020.

Violação de dados, o processo de venda ou revenda de dados de clientes é uma indústria de US$ 200 bilhões.

Leis de proteção de dados e registro distribuído: de quem são os dados?

DDP está coletando assinaturas e informações da Califórnia que permitam que o projeto defenda, em conjunto, os direitos sobre os dados de cidadãos e o direito de estes serem compensados pelo uso de seus dados.

A indústria cripto está inovando a forma de pagar pessoas por seus dados, em que muitas startups estão desenvolvendo mercados digitais de dados.

Novas regulamentações que fomentam direitos de propriedade digital podem mudar a dinâmica de novos ou já existentes modelos de negócio.

Se o DDP conseguir pagar pessoas por seus dados, então outros estados poderão aderir a regulamentações parecidas.

Identidade autossoberana e portabilidade de dados oferecem mais confiança