Setor Aéreo

eVTOLs: American Airlines (AAL) encomenda 250 táxis voadores elétricos; veja fotos e vídeos

21 jul 2022, 12:24 - atualizado em 21 jul 2022, 12:24
Embraer Eve eVTOL
Sustentável, rápido e barato, os eVTOLs têm sido o alvo de investimentos de grandes companhias aéreas, entre elas a Embraer (Imagem: Divulgação/Embraer)

A American Airlines (AAL) está apostando alto em táxis voadores. A companhia aérea encomendou 250 dos VX4 eVTOLs da Vertical Aerospace em junho de 2021, com opção de mais 100.

Em 15 de julho de 2022, a American Airlines concordou com os prazos de entrega nos primeiros 50 deles.

Os eVTOLs, abreviação de aeronaves Electric Vertical Takeoff and Landing (algo como decolagem e aterrissagem vertical elétrica), são vistos por alguns como o futuro das viagens aéreas de curta distância e como uma contribuição para a meta da indústria aérea de emissões líquidas zero de carbono até 2050.

eVTOLs VX4 da Vertical Aerospace (Imagem: Reprodução/ Vertical Aerospace)

A empresa britânica Vertical Aerospace é uma das várias startups que buscam aprovação dos reguladores de aviação para eVTOLs.

Os designers geralmente descrevem esses veículos como uma forma de táxi voador.

A promessa é que essa aeronave será mais ecológica, silenciosa e rápida do que os helicópteros, que são usados ​​para viagens aéreas intermunicipais semelhantes.

O VX4 totalmente elétrico da Vertical Aerospace será capaz de transportar cinco pessoas – um piloto e quatro passageiros – em distâncias de até 160 quilômetros, diz a empresa e pode atingir velocidades de até 320 km/h.

A nave não tem motores, mas tem oito EPUs (Unidades de Energia Elétrica) desenvolvidas pela Rolls-Royce. As quatro EPUs na parte de trás ficam em uma posição estática.

As quatro fileiras de rotores decolam na posição vertical, mas se inclinam para o plano quando a nave está em altitude de cruzeiro, disse um porta-voz ao Business Insider.

A cabine protótipo, além do espaço para quatro passageiros, tem compartimentos de bagagem sob o assento. Há também suportes para bolsas maiores que são acessíveis no exterior da fuselagem.

A Vertical Aerospace está se preparando para iniciar os voos de teste no verão do hemisfério norte, começando com um protótipo da aeronave idêntico ao modelo.

A empresa espera que a aeronave seja certificada pelos reguladores da aviação a partir de 2025. A pré-venda da American Airlines está condicionada à aprovação do veículo.

“Acreditamos que essas aeronaves são um passo à frente no futuro da mobilidade aérea, principalmente nos centros urbanos das cidades”, disse um porta-voz da American Airlines ao Insider.

Protótipo do eVTOLs encomendado pela AirAsia (Imagem: Reprodução/Vertical Aerospace)

A American não é a única grande transportadora interessada no veículo. A Vertical Aerospace disse que tem cerca de 1.400 pré-encomendas condicionais, de companhias aéreas como Virgin Atlantic, AirAsia e Japan Airlines.

O Brasil não fica fora dessa.

Segundo o comunicado da Vertical, com o mercado bem desenvolvido de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) baseado em serviços de helicóptero, ecossistema de aviação avançado e dados demográficos únicos, o país está definido para tornar-se um dos mercados pioneiros para serviços eVTOL, inclusive para o VX4.

Protótipo de como será a implementação desses veículos no Brasil (Imagem: Reprodução/ Vertical Aerospace)

A parceria inclui Avolon, Corporación América Airports, GOL, Grupo Comporte e Vertical Aerospace. O objetivo é explorar requisitos de infraestrutura para tornar as operações de eVTOL uma realidade no Brasil ainda nesta década.

“[…] temos em mãos uma oportunidade única de unir os esforços de todas as partes envolvidas para criar um ecossistema operacional sustentável e seguro para eVTOL, com zero emissões de carbono, tanto no Brasil e além”, disse o CEO da Gol, Paulo Kakinoff, em comunicado divulgado pela Vertical.setor

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.