Evian e Budweiser querem entrar no carrinho de compras online
Com uma pandemia de Covid-19, uma cerveja e a água engarrafada decidiram entrar no jogo do comércio eletrônico, anos depois que outros bens de consumo.
A Anheuser-Busch InBev e a Danone percebem que podem desenvolver mais canais de vendas digitais para suas bebidas, pois essas categorias são alguns dos bens de consumo com pior desempenho durante uma pandemia.
O desafio de transportar pesados pesados, baixa rentabilidade e regulamentações dos EUA afetam os negócios online.
Depois que os volumes de cerveja da AB InBev caíram 17% no segundo trimestre, uma cervejaria disse que investiu em 20 projetos direcionados ao consumidor para aumentar as vendas de suas marcas, que usam Budweiser e Stella Artois. Isso ajudou a aumentar os volumes em junho.
A receita de água engarrafada da Danone caiu 28% no último trimestre.
A empresa, que é engarrafadora das marcas Evian e Volvic, está focada nas vendas on-line de água engarrafada para quem não precisa levar garrafas pesadas para casa, disse a diretora financeira Cecile Cabanis em entrevista.
Com as paralisações causadas pela pandemia de Covid-19, a cerveja e a água ficaram no segundo plano, mesmo com uma corrida de consumidores para estocar mantimentos.
Os carrinhos de compras queijos de macarrão e papel higiênico muitas vezes não tinham espaço para bebidas pesadas e volumosas.
As vendas de bebidas também foram realizadas durante o fechamento de bares e restaurantes, onde esses produtos costumam ter margens mais altas do que em supermercados.
Custo de transporte
Uma das razões para as vendas on-line de cervejas e água engarrafada é o custo de transporte reduzido.
O CEO da Nestlé, Mark Schneider, disse que a empresa suíça tem várias idéias, embora seja um mercado difícil de conquistar.
“Ainda não temos uma solução digital escalável para vendas on-line de água”, afirmou em entrevista. “Enviar água de um depósito central para uma casa de um consumidor privado é caro.”
Como as vendas on-line de cerveja foram prejudicadas pela legislação nos EUA, que proíbe a venda direta aos consumidores. A onipresença de cervejas tipo “lager” e “ale” in supermercados industriais dificulta a rentabilidade online.
A AB InBev desenvolveu sites como o BeerHawk.co.uk, no Reino Unido, e o Zé Delivery, no Brasil, que recebeu 5 milhões de pedidos durante o segundo trimestre, em comparação com 2 milhões de pedidos no ano de 2019.
A cervejaria também lançou um Tienda Cerca, um serviço de entrega on-line gratuito usado por cerca de 400 mil lojas de bairro em oito mercados latino-americanos e também avançou na China.
“Ainda é pequeno, mas cresce muito rápido”, disse o CEO Carlos Brito por telefone sobre o comércio eletrônico da empresa. “As tendências que já existem aceleraram bastante e nos beneficiamram muito”.