Eve fecha consórcio para desenvolver operações de mobilidade aérea urbana nos EUA
A Eve UAM, LLC, uma empresa da Embraer (EMBR3), informa que formou um consórcio de organizações líderes em Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) e facilitadores de tecnologia, incluindo Skyports, L3Harris Technologies e CAMI (do inglês, Community Air Mobility Initiative), para desenvolver um Conceito de Operações (CONOPS) de UAM entre o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) e o Centro de Convenções de Miami Beach.
Este conceito agnóstico deverá ser o primeiro dentre outros documentos para iniciar as operações de UAM em Miami-Dade.
Em nota a imprensa, a empresa diz que o consórcio avaliou o ecossistema necessário para a experiência dos passageiros e dos veículos, recebeu importantes informações e comentários dos públicos de interesse em todo o condado de Miami-Dade, e acessou dados públicos locais. “As informações foram usadas para estabelecer uma compreensão ampla de como a UAM poderia se integrar com segurança junto às operações existentes do MIA e em outros lugares do condado”, afirma
Segundo a empresa, cada um dos parceiros do consórcio vem desempenhando um papel essencial dentro dessa colaboração. A Skyports projeta, constrói e opera infraestruturas de decolagem e pouso para aeronaves de mobilidade aérea urbana, a L3Harris integra tecnologias de última geração de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM, na sigla em inglês) para permitir operações de UAM, e a CAMI apoia a integração responsável de UAM nas comunidades.
“O condado de Miami-Dade e a Flórida apresentam uma grande oportunidade para a Eve criar um projeto que possa ser replicado na América do Norte e outras regiões, enquanto olhamos para a introdução das operações de UAM. A Eve e o consórcio ganharam visões valiosas sobre a melhor forma de preparação do ecossistema para lançar e ganhar escala com segurança. Estamos entusiasmados em continuar trabalhando com todos os públicos de interesse no condado de Miami-Dade e a comunidade nas próximas fases desse conceito de operações”, destaca na nota Andre Stein, co-CEO da Eve.
O consórcio está agora buscando a contribuição da comunidade sobre a primeira fase deste CONOPS e realizará várias sessões para “ouvir e aprender” com públicos de interesse, pares e potenciais operadores, e avaliar procedimentos e estruturas adicionais que possam ser desenvolvidas nos próximos meses e anos para facilitar a aplicação bem-sucedida das operações de UAM em Miami-Dade.
Esses comentários permitirão que o consórcio entenda melhor o ambiente operacional único de Miami-Dade, estabeleça um perfil de voo mais detalhado, direcione as questões da comunidade e determine como a infraestrutura para abastecimento dos eVTOLs (do inglês, electric vertical take-off and landing) possa ser incorporada com segurança em um futuro ecossistema da UAM.
O período de audiências para ouvir a comunidade ocorrerá até 30 de junho de 2022. Após a conclusão deste período, a equipe irá incorporar as opiniões da comunidade e apresentar os resultados para o condado e as partes interessadas no terceiro trimestre de 2022.