Eve (EVEX) dispara 17% na bolsa de NY após anúncio de investimento da United Airlines
As ações da Eve (EVEX), a empresa de “carros voadores” da Embraer (EMBR3), disparavam 17% na bolsa de Nova York (NYSE) por volta das 14h40 desta quinta-feira (8). Na bolsa brasileira, EMBR3 tinha alta de 3,30%.
A alta nas ações ocorre após o anúncio de que a United Airlines vai investir U$ 15 milhões (R$ 78,4 milhões) na empresa pelo United Airlines Ventures (UAV). O investimento será 100% primário, realizado nas mesmas condições do aporte do PIPE.
Conforme os termos do acordo, a United terá um warrant que poderá ser convertido em ações dentro de 5 anos, a depender de algumas condições, a U$ 0,01/ação. A United está pagando um prêmio de quase 20% em relação ao valor do fechamento da última quarta-feira (7).
Além disso, a empresa fechou a compra condicional para 200 aeronaves elétricas de quatro lugares da Eve, além de outras 200 opções, com as primeiras entregas previstas para 2026.
Ainda segundo o acordo, a Eve e a United Airlines trabalharão juntas em projetos futuros, como estudos para o desenvolvimento e aplicação dos eVTOLs — nome técnico dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical — e do ecossistema de mobilidade aérea urbana.
“Trabalhar com a United é uma oportunidade inigualável para avançarmos com o ecossistema de UAM nos EUA e estamos empolgados”, afirmou André Stein, co-CEO da Eve.
O investimento da United na Eve faz parte do objetivo da companhia de zerar as emissões de carbono até 2050.
A Eve é a segunda aposta da empresa aérea no setor, visto que, em agosto, a empresa fez um aporte de US$ 10 milhões na Archer, companhia de eVTOLs da Califórnia, para a compra de 100 aeronaves.
No caso dos carros voadores da Eve, as aeronaves são projetadas para utilizar motores elétricos no lugar dos tradicionais motores a combustão.
Com isso, seria possível realizar os voos do táxi aéreo nos mercados urbanos sem emissão de carbono, segundo comunicado da empresa.
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!