Europol derruba ChipMixer, serviço de lavagem de criptomoedas
A ChipMixer foi fechada pela Europol nesta quarta-feira (15), segundo comunicado à imprensa. O serviço de “Mixer”, plataforma que mistura e embaralha transações no blockchain, é uma ferramenta que anda na mira dos reguladores do mundo.
Os Mixers são muito utilizados para lavar criptomoedas usadas na darkweb, o submundo da internet, e trocar por criptomoedas “limpas”, ou dinheiro fiduciário.
- Entre para o Telegram do Crypto Times!
Acesse as notícias do mundo cripto em tempo real. Clique aqui e faça parte!
Segundo a Europol, foram lavados cerca de 2,73 bilhões de euros em Bitcoin (equivalente a 152 mil BTC) por meio da plataforma.
“Um serviço disponível tanto na clear quanto na darkweb, a ChipMixer oferecia total anonimato aos seus clientes. Esse tipo de serviço é frequentemente usado antes que os criptoativos lavados pelos criminosos sejam redirecionados para corretoras de criptomoedas, algumas das quais também estão a serviço do crime organizado. No final do processo, a criptografia ‘limpa’ pode ser facilmente trocada por outras criptomoedas ou diretamente em moeda FIAT por meio de caixas eletrônicos ou contas bancárias”, diz comunicado.
Criminosos que utilizam a prática de sequestro de dados (ransomware) como Zeppelin, SunCrypt, Mamba, Dharma ou Lockbit também usaram esse serviço para lavar os pagamentos de resgate que receberam, diz a Europol.
A operação envolveu ainda outros departamentos de justiça ao redor do mundo, como as alemãs, norte-americanas, belgas, polonesas e suíças. Em publicação no Twitter, a base do FBI na Philadelphia comemora.
Many thanks to our partners in the successful international takedown of ChipMixer, which laundered $3 billion+ of unlawful funds. #FBIPhilly is proud to help disable a site that let criminals exploit technology and threaten our national/economic security. https://t.co/UmM7UAyYyA pic.twitter.com/nQoGppvsum
— FBI Philadelphia (@FBIPhiladelphia) March 15, 2023