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Europa: Unilever e Boeing dão um banho de água fria na euforia do Stoxx

17 dez 2019, 12:31 - atualizado em 17 dez 2019, 12:31
Unilever
A Unilever anunciou que espera que o crescimento das vendas subjacentes permaneça abaixo da meta de 3% a 5% no primeiro semestre do próximo ano (Imagem: Reprodução video/ LinkedIn)

Dois pesos pesados ​​do setor, a Boeing (BA) e a Unilever (ULVR), administraram uma grande dose de realidade às ações europeias no início da terça-feira, forçando os mercados a recuar após a euforia da segunda-feira.

A Unilever (ULVR) caiu mais de 5,5% depois de avisar que perderá seu crescimento de vendas este ano devido à fraqueza econômica na Índia, um de seus mercados mais importantes.

O Banco da Reserva da Índia reduziu sua previsão de crescimento para o atual ano fiscal para 5% em sua reunião de política no início deste ano, a taxa mais lenta em seis anos.

Ele estava funcionando a mais de 8% a menos de dois anos atrás. A empresa também informou que os acionistas teriam que esperar um pouco mais por uma recuperação na América do Norte, outro mercado importante.

A Unilever (ULVR) anunciou que espera que o crescimento das vendas subjacentes permaneça abaixo da meta de 3% a 5% no primeiro semestre do próximo ano, antes de retomar novamente no segundo semestre.

Mesmo assim, é provável que o crescimento do ano inteiro fique na metade inferior da faixa – dificilmente um desempenho que provavelmente feche a lacuna de avaliação entre a sua rival rival Nestlé (NESN).

A Unilever agora negocia menos de 16 vezes, atrás dos ganhos de 12 meses, enquanto a Nestlé negocia 34 vezes após uma série de alienações, recompras e outras ações destinadas a aumentar o retorno dos acionistas sob o CEO Mark Schneider.

Enquanto isso, as ações de empresas aeroespaciais européias sofreram com a decisão da Boeing de interromper a produção de suas aeronaves 737 MAX em janeiro, uma decisão que coloca um grande buraco nas carteiras de pedidos das empresas que lhe fornecem peças.

O PLC Sênior midcap, sediado no Reino Unido (SNR) foi o mais afetado, caindo 7,5% às 06h30 (horário de Brasília), enquanto o Safran da França (SAF) caía 4,5% e o fornecedor de motores Rolls Royce (RR) caía 1,2%.

A Airbus (AIR), maior rival da Boeing, subiu inicialmente, mas logo desistiu de quase todos os seus ganhos. Embora a perda temporária de seu maior concorrente em um segmento permita que a Airbus mantenha suas margens por um tempo, os benefícios já foram amplamente cotados, uma vez que as ações já subiram 54% este ano (a Boeing agora está de volta onde começou ano, depois de perder 12% no último mês).

O pano de fundo macro também não deu aos mercados mais amplos muitas razões para se animar. Todos recuaram após notícias de que o primeiro-ministro do Reino Unido promulgará legislação para garantir que a fase de transição após o Brexit termine no final de 2020, conforme programado.

Dadas as dificuldades de negociar um acordo comercial abrangente com a UE até então, a medida foi amplamente vista como uma reintrodução do risco de um cenário de “Brexit sem acordo”, esperanças decepcionantes de que Johnson usaria sua grande maioria no parlamento para enfrentar os Brexiteers mais radicais em seu partido.

Como tal, o midcap FTSE 250 teve pior desempenho, perdendo 1,1%, enquanto o FTSE 100 manteve-se estável. O valor de referência Euro Stoxx 600, que atingiu o nível mais alto de todos os tempos na segunda-feira, caiu 0,6%, enquanto os franceses CAC 40, lar da maior parte das empresas aeroespaciais do continente fora do Reino Unido, caíam 0,4%.

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