Últimas Notícias Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Criptomoedas Empresas
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Europa: PMIs fracos, risco do Brexit deixam mercados em queda

Investing.com Brasil - 22/03/2019 - 8:39
Desaceleração da economia europeia começa a preocupar continente

Por Geoffrey Smith/Investing.com

Os mercados acionários da Europa estão caindo na sexta-feira de manhã, depois que uma pesquisa alarmantemente fraca do setor industrial alemão aumentou as suspeitas de que a desaceleração da zona do euro poderia ser mais profunda e longa do que se pensava inicialmente.

Ibovespa pode ter 2 estreantes em abril; Taurus entra no IBrX 100

O índice de gerentes de compra do IHS Markit para a Alemanha caiu para 44,7 em março, o menor em seis anos e meio e as diminuiu as esperanças de uma recuperação modesta após a leitura de 47,6 em fevereiro. O valor comparável para França, divulgado anteriormente, também caiu mais do que o esperado para 49,8, abaixo do nível de 50 que sinaliza nenhuma mudança na atividade. A leitura de momento para a zona do euro caiu para 47,6, bem abaixo das expectativas de 49,8.

Algo parecido com o que aconteceu no último ciclo de alta da Bolsa está prestes a se repetir. Veja como é possível ganhar ate +2.691% com estes ativos

Como tal, o setor industrial da zona do euro parece ter se contraído no primeiro trimestre, obtendo apenas um pequeno ganho em janeiro e encolhendo nos dois meses seguintes.

Às 06h00, o Euro Stoxx 600 caía 1,80 pontos ou 0,5% a 378,90, enquanto o Dax da Alemanha caía 0,6%, o CAC da França e o FTSE 100 de Londres caíam 0,8%.

Brexit sem acordo preocupa os mercados europeus (Pixabay)

Os números chegam em um momento ruim para o ânimo, depois que o encontro de quinta-feira na UE aumentou muito o risco de um Brexit sem acordo, apesar do prazo de 29 de março de ter sido adiado em duas semanas. A breve prorrogação ainda permite pouco tempo para o parlamento do Reino Unido formular um caminho alternativo de ação se – como se ainda é provável – a primeira-ministra Theresa May não conseguir a aprovação de seu Acordo de Retirada.

Entre as ações individuais, o Deutsche Bank (DE:DBKGn) havia se destacado antes dos PMIs com uma atualização de negociação que previa seu primeiro aumento na receita em anos. No entanto, a tendência se inverteu depois que os dados subiram apenas 0,7%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

As únicas outras performances dignas de nota foram novamente a dos fabricantes de chips, apoiados pelo bom momento nas ações de tecnologia desta sexta-feira nos EUA. A Infineon (DE:IFXGn) subia 0,3%, enquanto a STMicroelectronics (PA:STM) subiu 0,1% e a empresa de software com sede no Reino Unido Micro Focus(LON:MCRO) cresceu 1,4%.

Leia mais sobre: Europa, Internacional, Mercados
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você
Recomendados para você
Exclusivo: Método de Luiz Barsi é revelado em curso inédito