Europa: Índices fecham estáveis, mas preocupações sobre Brexit pressionam FTSE 100
Os índices acionários europeus fecharam sem muitas mudanças nesta terça-feira, devido às persistentes preocupações com o crescimento econômico, e as ações de Londres sucumbiram à crescente incerteza do Brexit depois que a Suprema Corte decidiu que a suspensão do parlamento britânico é ilegal.
O índice britânico FTSE 100 perdeu 0,5% depois da notícia, que causou um rali na libra, à medida que as empresas que obtêm grande parte de sua receita em dólares caíam.
Ações com foco mais doméstico também recuaram 0,6%, mostrando um mal-estar mais profundo sobre o Brexit entre os investidores. [.L]
Os líderes da oposição pediram que o primeiro-ministro Boris Johnson renuncie ao cargo, mas uma fonte em seu escritório disse que ele não fará isso e continua comprometido em efetivar o Brexit em 31 de outubro.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,1%, a 1.532 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,01%, a 390 pontos, estável após ceder seus ganhos escassos depois de dados negativos sobre a confiança dos consumidores dos Estados Unidos.
Depois que dados sombrios da Alemanha e da zona do euro afetaram o sentimento na segunda-feira, um ligeiro aumento na moral dos negócios alemães pouco ajudou a acalmar os nervos dos investidores, já que o instituto Ifo disse que a maior economia da Europa provavelmente ainda está caminhando para uma recessão.
“(Os dados alemães) não anulam o fato de que a indústria alemã continua a sofrer com mudanças estruturais e com o conflito comercial em andamento”, disse Carsten Brzesk, economista-chefe do ING Germany.
Os investidores compraram em setores percebidos como jogadas defensivas -como saúde, alimentos e bebidas e serviços públicos-, onde a demanda e os resultados se mantêm relativamente melhores quando o crescimento econômico desacelera.
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,47%, a 7.291 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,29%, a 12.307 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,04%, a 5.628 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,01%, a 21.901 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,27%, a 9.118 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,35%, a 4.955 pontos.