Europa: Índice europeu de ações cai 2,3% e vai à mínima em quase 2 anos
As ações de energia e materiais básicos na Europa despencaram quase 6% nesta sexta-feira e empurraram um índice acionário geral da região para uma mínima em quase dois anos, após dados sombrios da zona do euro apontarem desaceleração econômica e aumentarem preocupações acerca dos movimentos agressivos contra a inflação por parte de bancos centrais.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 2,34%, a 390,40 pontos, o que levou suas perdas semanais para 4,4% pior semana desde meados de junho.
Uma pesquisa mostrou que a desaceleração da atividade empresarial na zona do euro se intensificou neste mês, com a economia provavelmente entrando em recessão à medida que os consumidores controlam gastos em meio a uma crise de custo de vida.
O STOXX 600 cai 20% no ano e também está cerca de 20% abaixo dos recordes atingidos em janeiro.
As taxas de juros aumentaram acentuadamente ao longo da semana, com o Federal Reserve entregando sua terceira alta consecutiva de 0,75 ponto percentual na quarta-feira e a Suíça na quinta-feira saindo da era dos juros negativos.
O Banco da Inglaterra (BoE) elevou os juros em 0,50 ponto percentual.
Como os preços do petróleo chegaram ao começo da tarde em quedas em torno de 5% por temores sobre a demanda, BP, TotalEnergies e Shell foram as que mais pesaram no STOXX 600, com recuos entre 4,9% e 7%.
O índice de ações de empresas do setor de mineração registrou sua pior sessão em cinco meses, com a queda dos preços dos metais.
Todos os principais setores encerraram em território negativo. Os papéis de bancos perderam 3,6%, com o Credit Suisse num mergulho de 12,4%, para uma mínima recorde.
O banco suíço procurou investidores em busca de dinheiro novo, segundo fontes, na quarta abordagem do tipo em cerca de sete anos, conforme a instituição tenta uma reformulação radical de seu banco de investimento.
Em Londres, o índice Financial Times recuou 1,97%, a 7.018,60 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 1,97%, a 12.284,19 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 2,28%, a 5.783,41 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 3,36%, a 21.066,55 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 2,46%, a 7.583,50 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 3,37%, a 5.487,44 pontos.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!