Europa: Euro fraco e rali em Wall Street impulsionam índices
Os índices acionários da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, com uma abertura forte de Wall Street impulsionando os ganhos ao final da sessão, enquanto os exportadores foram ajudados por uma queda no valor do euro.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,29%, a 1.546 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,35%, a 393 pontos, registrando seu melhor ganho mensal desde junho.
O índice aumentou quase 2% no terceiro trimestre, elevando os ganhos acumulados no ano para cerca de 16%.
Com Wall Street impulsionada por um rali na fabricante do iPhone, a Apple, os investidores deram de ombros para novas preocupações sobre as negociações comerciais entre Estados Unidos e China e para as crescentes tarifas dos EUA sobre as importações europeias. [.N]
O índice de ações ‘blue-chips’ da zona do euro avançou 0,7% no dia, conforme as empresas com receitas em dólares eram impulsionadas por uma queda no euro, devido a preocupações com o crescimento na região da moeda única.
Os principais institutos econômicos da Alemanha revisaram para baixo sua previsão de crescimento anual para a maior economia da Europa, disseram fontes à Reuters nesta segunda-feira, no mesmo dia em que dados mostraram uma desaceleração inesperada na inflação anual alemã pelo terceiro mês consecutivo em setembro.
Agora, o foco está voltado para um anúncio da Organização Mundial do Comércio (OMC), que deve conceder aos Estados Unidos uma permissão para que o país imponha bilhões de dólares em tarifas sobre importações europeias em uma disputa de subsídios a aeronaves de longa duração.