Mercados

Europa: Esperanças no comércio e Brexit levantam mercado. Volkswagen em queda

15 mar 2019, 9:33 - atualizado em 15 mar 2019, 9:33
Mesmo com libra em leve queda, mercados estão otimistas com novo Brexit

Por Geoffrey Smith/Investing.com

Os mercados acionários da Europa parecem estar prontos para fechar a semana em uma nota positiva, abrindo a sexta-feira amplamente em alta depois que as reportagens da mídia chinesa aumentaram as esperanças de um final antecipado da guerra comercial do país com os EUA.

Carteira Money Times: O Consenso do Mercado na sua Mão

Os dois lados haviam se contradito durante a noite: relatos chineses alegaram “progressos substanciais” nas negociações com os EUA, segundo a Reuters. Mas o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin disse que uma cúpula entre os presidentes dos dois países não aconteceria antes de abril, no mínimo, apontando para o tamanho dos obstáculos restantes para um acordo.

A Europa parece ter escolhido dar mais peso à versão chinesa.

Às 6h00, a referência Euro Stoxx 600 subia 0,40 pontos, ou 0,1% em 378,92 – um aumento de mais de 2,1% esta semana. O Dax da Alemanha subia 0,2%, enquanto o FTSE 100 do Reino Unido subia 0,4%. Entre os líderes estão as ações de petróleo e gás, com os preços do petróleo perto das máximas de 2019 após a previsão de que o mercado de petróleo pode entrar em déficit no segundo trimestre.

O tom positivo é também parcialmente devido ao otimismo constante de que os cenários mais destrutivos podem ser evitados, mesmo que os eventos da semana em Londres pareçam dar uma incerteza prolongada sobre o resultado final.

Garanta um método eficaz para gerar renda adicional periodicamente

As ações da Volkswagen (DE:VOWG_p) caíam 0,6% depois que a empresa divulgou que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos tinha acusado seu ex-CEO Martin Winterkorn de fraude de valores mobiliários – as primeiras acusações a serem feitas contra Winterkorn pessoalmente desde o “Dieselgate” que explodiu em 2015. As acusações alegam que a VW sabia sobre seu problema com emissões excessivas de poluentes enquanto emitia bilhões de dólares em títulos entre 2014 e 2015.

Também na Alemanha, a empresa de pagamentos Wirecard (DE:WDIG) caía 7,2% após relatos sugerindo que as autoridades de Cingapura ampliaram suas investigações sobre possíveis contas fraudulentas em sua unidade indiana. A empresa informou na quinta-feira que havia exonerado um funcionário que está no centro da investigação, embora ele permaneça suspenso até a conclusão de uma investigação externa por um escritório de advocacia local.

Em outras notícias, a gigante do setor bancário suíço UBS Group (SIX:UBSG) chegava ao fundo do mercado local suíço depois de economizar US$ 400 milhões da multa de 4,5 bilhões de euros que recebeu no mês passado na França por ajudar clientes a evitar impostos. O banco está apelando da decisão e diz que liberaria a provisão se sua apelação for bem-sucedida.

E finalmente – ainda nesta sexta-feira haverá o sorteio para as quartas-de-final da UEFA Champions League. Isso deve ter um impacto nas ações da Juventus (MI:JUVE) e do Ajax (AS:AJAX).

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.