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Europa: É hora do segundo round para Fiat-Renault-Nissan

11 jun 2019, 9:02 - atualizado em 11 jun 2019, 9:05
A Renault retaliou a abstenção da Nissan no acordo de fusão, abstendo-se de uma votação chave sobre reformas essenciais de governança na Nissan-EUA (Imagem: Facebook oficial Renault)

Por Geoffrey Smith/Investing.com 

É hora da segunda round da luta de boxe de 3 que é a negociação Fiat-Renault-Nissan.

Como observamos há duas semanas, que pressão oculta para a consolidação não está desaparecendo, então é melhor visualizar o anúncio repentino da proposta de fusão original da Fiat Chrysler (MI:FCHA) e sua retirada igualmente repentina, como apenas os golpes de abertura no que provavelmente será um processo de negociação prolongado, uma tentativa de disputar posições de todas as três partes.

A primeira rodada serviu para ilustrar que Renault (PA:RENA) é altamente vulnerável a lances oportunistas a menos que conserte sua aliança danificada com a Nissan (T:7201). A capitalização de mercado da Renault atualmente é de 16 bilhões de euros, mas sua participação de 43% na Nissan vale 10,5 bilhões e tem mais de 6 bilhões em dinheiro, o que dá uma idéia do que o mercado acha que a empresa vale a pena.

A primeira rodada também provou que, mesmo que eles não queiram realizar uma fusão completa, os franceses e japoneses ainda podem bloquear os planos uns dos outros, o que não é do interesse de ninguém.

A Renault retaliou a abstenção da Nissan no acordo de fusão, abstendo-se de uma votação chave sobre reformas essenciais de governança na Nissan. E, como se notou anteriormente, provou que o governo francês não pode esperar administrar uma empresa espalhada pelos EUA, Europa e Ásia.

À medida que essas lições são absorvidas, as posições estão mudando, embora ainda não estejam claras se elas se moverão o suficiente para acabar com o atual impasse. O CEO da Nissan, Hiroto Saikawa, disse ao Financial Times que a Nissan “deve fazer as pazes” com a empresa francesa, enquanto o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse à AFP que está pronto para cortar a participação do governo na Renault se for necessário para solidificar a aliança com a Nissan. Curiosamente, ele não disse nada sobre o que poderia ser necessário para reavivar o interesse da Fiat.

Os jornais italianos estão relatando esta manhã que a empresa agora pode olhar para a Hyundai em sua busca para aumentar de volume

Quanto à Fiat, os jornais italianos estão relatando esta manhã que a empresa agora pode olhar para a Hyundai em sua busca para aumentar de volume. O movimento acrescentaria uma pequena escala e algumas sinergias de distribuição, mas pouco mais – especialmente porque a Hyundai, como a Fiat, está chegando tarde para a festa do veículo elétrico. A Renault-Nissan continuará sendo a parceira mais atraente, mas corre o risco de se tornar a parceira menor em qualquer negócio se a aliança franco-japonesa se consolidar primeiro.

O que deve ser um drama de longa duração está se desdobrando em um cenário mais positivo nesta manhã de terça-feira, com os mercados europeus seguindo a Ásia em alta com relatos de que Pequim instruiu os municípios locais a abrirem novamente as torneiras de gastos. Essa é uma forma de apoio econômico que tem menos probabilidade de antagonizar os EUA do que deixar o yuan cair, como era temido antes do fim de semana. A moeda chinesa ficou estável até agora esta semana.

A referência Euro Stoxx 600 sobe 3,42 pontos ou 0,90% em 381,68. O FTSE do Reino Unido está com alta de apenas 0,52%, depois que um relatório misto de mercado de trabalho somado aos temores da economia após uma queda acentuada no PIB mensal em abril. O Dax da Alemanha avança 1,34% em quatro semanas, recuperando o rali de segunda-feira após um feriado. O CAC 40 da França ganha 0,79%.