Economia

Europa deve defender seus interesses econômicos contra pacote de subsídios dos EUA, diz ministro francês

27 nov 2022, 15:42 - atualizado em 27 nov 2022, 15:42
União Europeia
(Imagem: Julien Warnand/Pool via REUTERS)

A França pode tentar negociar algumas isenções de taxas e limites impostos pela lei anti-inflacionária dos Estados Unidos, mas a Europa deve agir para proteger os interesses econômicos do bloco, disse o ministro da Economia e das Finanças da França, Bruno Le Maire, neste domingo.

Le Maire acompanhará o presidente francês Emmanuel Macron em uma visita aos Estados Unidos na próxima semana.

Os europeus dizem que o enorme pacote de subsídios para proteger os fabricantes norte-americanos sob a Lei de Redução da Inflação pode ser um golpe letal para suas indústrias, que já estão sofrendo com os altos preços da energia causados ​​pela invasão russa na Ucrânia.

“A França pode pedir isenções de algumas taxas e limites impostos pelo governo dos Estados Unidos. Mas a verdadeira questão que devemos nos perguntar é: que tipo de globalização está à nossa frente?”, disse Le Maire à emissora de televisão France 3.

“A China favorece a produção chinesa, os EUA favorecem a produção norte-americana, é hora de a Europa favorecer a produção europeia”, acrescentou.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

reuters@moneytimes.com.br