Internacional

Europa: Dados dão esperança de que a economia está se recuperando

01 mar 2019, 8:32 - atualizado em 01 mar 2019, 8:32

Por Geoffrey Smith/Investing.com

Costumava-se dizer que quando os EUA espirra, a Europa pega um resfriado. Isso ainda pode ser verdade, mas o que também é verdade é que, quando a China sai de cama, os mercados acionários da Europa vão dar uma corridinha.

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

Depois de um breve revés na manhã de quinta-feira, após a reunião entre os EUA e a Coreia do Norte se encerrar abruptamente, os mercados europeus estão novamente a subir, seguindo os mercados asiáticos.

Stoxx 600 subia 0,7% em 375,46 às 6h20. Na Alemanha, o DAX subia cerca de 1,2%, ao passo que o FTSE100 do Reino Unido ficou para trás, subindo apenas 0,6%.

Os mercados asiáticos haviam se recuperado de duas coisas durante a noite: primeiro, a MSCI anunciou que daria um peso muito maior às ações da China continental no futuro, provocando uma forte recuperação naquele mercado; segundo, a pesquisa Caixin da indústria de transformação mostrou um aumento surpreendente em fevereiro, aumentando ainda mais as esperanças de que a economia global esteja se recuperando após a desaceleração no final do ano passado.

Adicione vendas no varejo acima do esperado fora da Alemanha esta manhã, uma ligeira revisão para cima para o índice de gerentes de compras Eurozone para fevereiro e muito mais uma queda do desemprego mais aguda que a esperada na Alemanha, e a recuperação muito ampla desta manhã, torna-se mais fácil de entender.

No entanto, isso também enfraquece a argumentação do Banco Central Europeu em sua reunião de política na semana que vem. Normalmente, isso seria negativo para as ações, mas como a ex-economista do FMI Ashoka Mody argumentou em um post recente, a economia da zona do euro agora parece reagir menos à política do BCE do que aos desenvolvimentos no comércio global.

O fato de que o índice Stoxx 50 mais apertado estava sendo conduzido pela manhã por grupos de bens de luxo como Kering PA:PRTP) e LVMH (PA:LVMH) e um grupo de ações de automóveis sensíveis ao comércio parece apoiar o argumento de Mody.

Entre as outras ações individuais destacando-se estão o gestor de fundos Jupiter (LON:JUP), que subiu 10% após acelerar a transição de sua alta administração e publicar números anuais que foram menos terríveis do que o esperado. A ação tinha sido uma das mais vendidas no mercado de Londres e, portanto, era vulnerável à cobertura de curto prazo. A Royal Dutch Shell (AS:RDSa) está ficando atrás do mercado, subindo apenas 0,3% depois da notícia de que promotores holandeses estão se preparando para acusá-la de alegações de suborno na Nigéria.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar