Mercados

Europa: Comentários da China sobre comércio com EUA impulsionam índices acionários

26 set 2019, 10:03 - atualizado em 26 set 2019, 10:03
Guerra Comercial
Comentários da China aliviam guerra comercial e impulsionam setor tecnológico europeu (Imagem: Reuters/Jason Lee)

As ações da Europa operavam em alta nesta quinta-feira, lideradas pelo setor de tecnologia, depois que comentários encorajadores da China sobre o comércio com os Estados Unidos acalmaram o sentimento do mercado, que tem sido abalado por preocupações com o crescimento global e tensões políticas.

Às 8:39 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 subia 0,7%, a 1.535 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhava 0,67%, a 390 pontos.

O Ministério do Comércio da China disse que o país está em estreita comunicação com os EUA e se prepara para progredir nas negociações comerciais em outubro.

Embora os investidores estejam monitorando essas interações de perto e duvidem que um acordo possa ser fechado entre os dois lados em um futuro próximo, eles estão esperançosos por qualquer sinal de progresso nas negociações.

As ações de tecnologia –sensíveis ao comércio– avançavam 1,1%, ajudando o desempenho do STOXX 600.

Os comentários sobre o comércio EUA-China também ajudaram os mercados a reverter perdas iniciais, depois que a Bloomberg informou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizará os Estados Unidos a impor tarifas sobre quase 8 bilhões de dólares em produtos europeus devido a auxílios estatais ilegais fornecidos à fabricante de aeronaves Airbus.

Os mercados de ações europeus fecharam em uma mínima em duas semanas na quarta-feira, devido a receios de um inquérito de impeachment contra o presidente dos EUA, Donald Trump, e sem uma visão clara de progresso nas negociações comerciais entre as duas maiores potências do mundo.

A confiança dos investidores também foi abalada pelas leituras fracas dos dados econômicos e pelos alertas recentes sobre o lucro das grandes empresas europeias, que alimentaram o medo renovado de fracos resultados corporativos na próxima temporada de divulgações trimestrais.

Em Londres, o índice Financial Times avançava 1,00%, a 7.362 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subia 0,43%, a 12.286 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhava 0,71%, a 5.623 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,73%, a 21.947 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,22%, a 9.105 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizava-se 1,18%, a 4.932 pontos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.