Internacional

Europa busca “nova base” para laços comerciais com EUA

20 maio 2021, 11:40 - atualizado em 20 maio 2021, 11:40
Katherine Tai
“Temos a oportunidade de criar uma nova base para a política comercial global com a nova administração dos EUA”, disse o ministro alemão da Economia, Peter Altmaier (Imagem: Francisco Seco/Pool via REUTERS)

Os ministros europeus para comércio vão explorar nesta quinta-feira uma redefinição dos laços comerciais transatlânticos pós-Trump em conversas virtuais com a nova representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai.

O encontro ocorre dias após o anúncio de uma trégua parcial na disputa de três anos do aço com os Estados Unidos, com a União Europeia (UE) declarando na segunda-feira que não vai, por enquanto, impor tarifas retaliatórias sobre mais produtos norte-americanos.

“Temos a oportunidade de criar uma nova base para a política comercial global com a nova administração dos EUA”, disse o ministro alemão da Economia, Peter Altmaier, antes das negociações.

Embora o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha deixado claro que seu foco continua sendo proteger os empregos norte-americanos, as autoridades europeias esperam que sua chegada torne os laços comerciais entre as duas partes mais previsíveis do que durante a volátil presidência de Donald Trump.