Europa: ações europeias fecham em queda após BCE manter política monetária sem anunciar novos estímulos
As principais bolsas de valores europeias fecharam em baixa nesta quinta-feira, depois de o Banco Central Europeu (BCE) manter as taxas de juros e dizer que as medidas de estímulo existentes seriam suficientes e provavelmente serão utilizadas na íntegra.
O índice pan-europeu STOXX 600 caiu 0,6%. A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que o banco central está observando cuidadosamente as implicações de um euro forte.
Com a recuperação econômica perdendo fôlego, a expectativa é de que o banco em algum momento forneça mais estímulos.
“O tom equilibrado do BCE na reunião de hoje foi menos ‘dovish’ do que muitos investidores poderiam estar esperando”, disse Jai Malhi, estrategista de mercado global do J.P. Morgan Asset Management.
“A falta de mudança de política no BCE tem muito mais a ver com a eficácia reduzida das opções restantes à sua disposição do que com o banco central estar confortável com o estado atual da economia.”
Os mercados acompanharam de perto as últimas idas e vindas entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) envolvendo a saída britânica do bloco.
A UE disse ao Reino Unido que o país deveria descartar urgentemente um plano para romper o tratado de divórcio, mas o governo do primeiro-ministro Boris Johnson não apenas ignorou o conselho, como pressionou por um avanço no projeto de lei que pode afundar quatro anos de negociações do Brexit.
As ações de bancos europeus, sensíveis às taxas de juros, caíram 0,5%, enquanto papéis do setor de viagens e lazer subiram 0,7%, após quedas acentuadas na sessão anterior.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,59%, a 367,48 pontos.
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,16%, a 6.003,32 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,21%, a 13.208,89 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,38%, a 5.023,93 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,25%, a 19.820,22 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,31%, a 6.999,20 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,64%, a 4.326,02 pontos.