Euronext prepara oferta de US$ 4 bilhões por Borsa Italiana
A Euronext se prepara para apresentar uma oferta já nesta semana pela Borsa Italiana em parceria com um banco italiano estatal, disseram pessoas com conhecimento do assunto.
A oferta deve avaliar a empresa, que é controlada pela London Exchange Group, em cerca de 3,5 bilhões de euros (US$ 4,1 bilhões) a 4 bilhões de euros, de acordo com as pessoas.
A Euronext fechou uma oferta em conjunto com o banco italiano Cassa Depositi e Prestiti, que ficaria com cerca de 8% do capital da Euronext se o negócio for concretizado, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.
O diretor-presidente da Euronext, Stephane Boujnah, se encontrou com o ministro das Finanças italiano, Roberto Gualtieri, na quarta-feira em Roma para discutir a oferta, disseram as pessoas. A empresa pretende financiar a proposta com aumento de capital se for bem-sucedida, segundo as fontes.
A rival Deutsche Boerse planeja fazer a própria oferta pela Borsa Italiana, disseram as pessoas. A SIX Group, dona da bolsa de valores da Suíça, também avalia uma oferta, segundo uma das pessoas.
A Borsa Italiana é vista como ativo estratégico na Itália porque controla a MTS, uma plataforma usada para negociar títulos do governo.
O Intesa Sanpaolo, com sede em Milão, pode entrar no consórcio da Euronext e obter uma participação na operadora como parte do acordo, segundo reportagem da Bloomberg News no mês passado.
Nenhuma decisão final foi tomada e os interessados podem decidir não apresentar as propostas, disseram as pessoas.
Outros investidores também poderiam apresentar uma oferta, disseram. Representantes do CDP, Deutsche Boerse, Euronext, LSE, SIX e do Tesouro italiano não quiseram comentar.
Gualtieri disse esta semana que o governo italiano está “acompanhando atentamente” as etapas para a possível venda da Borsa Italiana e que quer proteger o interesse público.
A Euronext opera bolsas em cidades como Amsterdã, Oslo e Paris e quer aumentar a estabilidade sob o comando de Boujnah. No início deste ano, a operadora perdeu a disputa pela Bolsas y Mercados Españoles SHMSF após a bolsa espanhola fechar um acordo para ser comprada pela SIX.