CryptoTimes

Euro digital não será usado para propósitos comerciais, afirma presidente do BCE

28 set 2022, 8:55 - atualizado em 28 set 2022, 8:55
euro digital
Christine Lagarde disse que o euro digital é, essencialmente, uma cédula bancária “com um pouco menos de anonimidade”. (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Um euro digital emitido pelo Banco Central Europeu (BCE) “não será usado para propósitos comerciais”, segundo a presidente da autoridade monetária, Christine Lagarde.

O BCE oferece “a garantia de que esses pagamentos não serão explorados para fins comerciais”, afirmou Lagarde nesta quarta-feira (28) em uma conferência em Frankfurt, ao falar sobre as possibilidades de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês). “Este não é o papel de um banco central”.

A presidente do Banco Central Europeu referiu-se à pesquisa de janeiro de 2021, divulgada antes do lançamento da fase de investigação sobre a CBDC europeia, que mostrou que a privacidade era uma das principais características do euro digital esperadas pelos participantes.

Lagarde disse que o euro digital é, essencialmente, uma cédula bancária “com um pouco menos de anonimidade”, mas prometeu que – ao contrário de empresas que vendem dados coletados por meio de pagamentos – uma CBDC europeia protegeria os cidadãos.

CBDCs além do euro digital

Qualquer CBDC americana também teria foco em privacidade, caso seja adotada, disse o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Jerome Powell, na terça-feira (27).

Proteção à privacidade é uma das quatro características de uma CBDC nomeadas por Powell, além de ser intermediada, com verificação de identidade e interoperável. No entanto, o Banco Central americano ainda “não decidiu dar prosseguimento” ao dólar digital por enquanto.

Por outro lado, o protótipo do euro digital, já está sendo desenvolvido. No início do mês, o BCE anunciou cinco empresas parceiras, que irão ajudar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos. A avaliação e os resultados do projeto deverão ser feitos em março de 2023.

Já o Banco Central brasileiro está mais avançado que os bancos centrais americano e europeu. O BC deu início, neste mês, aos primeiros testes com real digital.

Foram selecionadas nove propostas pela autoridade monetária, incluindo as elaboradas por Itaú Unibanco, Mercado Bitcoin e Aave.

A fase de testes com o real digital seguirá até janeiro de 2023. No segundo trimestre do próximo ano, deverá ter início a fase de pilotos com a CBDC brasileira, que seguirá até o segundo semestre de 2024.

O que esperar dos primeiros testes
com Real Digital, segundo Banco Central

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar