CryptoTimes

Euro digital: ainda existem questões tecnológicas a resolver, afirma Lagarde

27 jan 2021, 14:50 - atualizado em 27 jan 2021, 14:55
Parece que o euro digital não virá tão cedo; Eurosistema ainda pondera como seria feita a implementação tecnológica da criptomoeda (Imagem: Flickr/Banco da Inglaterra)

À medida que autoridades do Eurosistema consideram a criação de um versão completamente digital do euro, uma área de discussão — o real alicerce tecnológico de tal moeda — ainda precisa ser solucionada.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), tocou nesse assunto de contínuo debate na última semana, falando sobre o euro digital, dentre outros assuntos:

Mas existem muitas questões que ainda não foram resolvidas e que irão — quando forem resolvidas — determinar o formato do suporte tecnológico, o processo pelo qual o euro digital será criado e eu quero minimizar quaisquer expectativas sobre o que virá pela frente. Irá levar muitos anos.

É um assunto complicado, que ainda precisa ser solucionado sem abalar o atual cenário financeiro nem comprometer a transmissão de políticas monetárias que temos. Então, ainda não decidimos como seria o alicerce tecnológico ideal para fornecer suporte ao euro digital.

BCE, o banco central da Europa, recebeu mais de oito mil respostas à sua consulta pública mais recente sobre o euro digital, cujo feedback as autoridades estão avaliando conforme pensam sobre o possível lançamento de um euro digital.

Se o Eurosistema decidir avançar com um euro digital, irá demorar alguns anos, segundo Lagarde e outras autoridades.

Ainda assim, os efeitos podem ser profundos. Em dezembro, um declaração do comitê de governança do BCE destacou como um euro digital pode resultar na criação de novos modelos de negócio.

Euro digital irá complementar
o sistema financeiro atual, e não substituí-lo