Câmbio

Euro deixa mínima do dia, mas permanece sob pressão

29 maio 2018, 8:08 - atualizado em 29 maio 2018, 13:12

Por Investing.com – O euro se recuperava dos piores níveis do dia nesta terça-feira após comentários do líder do partido político Cinco Estrelas da Itália terem acalmado as preocupações dos investidores com a perspectiva de uma saída italiana da zona do euro.

O par EUR/USD era negociado a 1,1553 por volta das 07h41, ainda em queda de 0,58% no dia depois de ter chegado mais cedo a 1,1511, nível mais fraco desde 20 de julho de 2017.

A moeda única encontrava sustentação após Luigi di Maio, líder do Cinco Estrelas da Itália, ter comentado no Facebook que ele nunca procurou uma saída do euro.

Os comentários surgiram no momento em que os rendimentos dos títulos italianos subiam rapidamente em meio a uma profunda crise política que provocou temores sobre um rompimento com a zona do euro.

Sergio Mattarella, presidente da Itália, impediu a nomeação de um ministro das finanças eurocético no domingo, levando os partidos populistas da Itália a abandonarem sua proposta de formar um governo de coalizão e abrindo caminho para novas eleições no final deste ano.

Investidores temem que novas eleições possam ser vistas como um referendo sobre o papel da Itália na União Europeia e que acabem reforçando ainda mais os partidos contrários ao euro.

O euro também encontrava sustentação após a agência de classificação Moody’s ter dito nesta terça-feira que os desdobramentos políticos na Itália nos últimos dias não possuem relação com sua recente decisão de colocar a classificação da dívida do país em revisão para um rebaixamento.

Enquanto isso, investidores continuavam a monitorar os acontecimentos políticos na Espanha, onde o primeiro-ministro Mariano Rajoy está enfrentando um voto de desconfiança no governo desde sexta-feira após um caso de corrupção envolvendo membros do partido no poder.

O euro reduziu as perdas frente ao iene, considerado porto seguro, com o par EUR/JPY recuando 1,18%, para 125,77 após ter chegado mais cedo a 125,06, nível mais fraco desde o final de junho.

A moeda única caiu cerca de 4,7% em relação ao iene neste mês e caiu cerca de 4,2% em relação ao dólar norte-americano.

O euro reduzia as perdas contra o franco suíço, tradicional porto seguro, com o par EUR/CHF recuando 0,6% para 1,1486, descolando-se da mínima de 1,1447.

O dólar norte-americano saída da mínima de três semanas frente ao iene, com o par USD/JPY cotado a 108,76.

A dupla atingiu a máxima de 109,82 na segunda-feira em meio ao otimismo com o fato de que uma reunião planejada entre os EUA e a Coreia do Norte parecia ser novamente considerada, mas os ganhos foram rapidamente eliminados em meio a preocupações com a política na zona do euro.

índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais moedas, avançava 0,39% para 94,74, nível mais forte desde meados de novembro devido ao euro mais fraco.

Leia mais sobre: