Câmbio

Euro atinge 7 semanas de baixa com preocupações com a Itália, dólar forte

09 out 2018, 9:37 - atualizado em 09 out 2018, 9:37

Por Investing.com – O euro ampliava as perdas antecipadas nesta terça-feira, caindo para novas baixas de sete semanas, já que as preocupações com a perspectiva fiscal da Itália e um dólar mais forte pesavam sobre a moeda.

EUR/USD caía 0,41% para 1,1444 às 08h16, o nível mais baixo desde 20 de agosto.

A moeda única foi pressionada para baixo em meio a uma tensão entre o governo populista da Itália e a Comissão Européia sobre os planos orçamentários do país.

Bruxelas e Roma estão em desacordo com os planos de déficit orçamentário do país para os próximos três anos, que violam as regras da CE sobre déficits excessivos e dívidas elevadas.

A fileira viu os custos dos empréstimos italianos aumentarem em meio a temores de que isso se mostre insustentável, dada a carga da dívida do país.

Mas os líderes dos dois partidos da Itália insistiram que não voltarão atrás em seus planos de gastos para o próximo ano.

As expectativas sobre o euro também foram abaladas após a divulgação de dados que mostraram que as exportações alemãs caíram inesperadamente em agosto, aumentando as preocupações com a perda de impulso na maior economia da zona do euro.

Enquanto isso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou sua previsão de crescimento global nesta terça-feira, alertando que os conflitos comerciais estão começando a ter um sério impacto na economia global.

O FMI rebaixou suas perspectivas para os EUA, China, zona do euro e Reino Unido, dizendo que agora espera que a economia global cresça apenas 3,7% em 2018 e 2019, ante ao 3,9% estimado.

O euro caiu para quase um mês de baixa frente ao iene, considerado porto seguro, com o par EUR/JPY recuando 0,42%, para 129,58.

A demanda pelo dólar continuou a ser sustentada pela alta nos EUA Os rendimentos do Tesouro americano continuavam, embora a um ritmo mais lento do que na semana passada, enviando o rendimento de títulos do Tesouro de 10 anos para um novo pico de sete anos.

índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais moedas, avançava 0,29% para 95,72, próximo a alta de 95,78, alcançada no final da semana passada.

A liquidação nos títulos do tesouro americano (Treasuries) foi estimulado pelas expectativas de um ritmo potencialmente mais rápido de aumento de taxas do Federal Reserve. Os crescentes rendimentos dos títulos atingiram a demanda por ações em sessões recentes, azedando o apetite ao risco.

O dólar estava pouco alterado em relação ao iene, com o par USD/JPY mantendo-se estável cotado em 113,19.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.