BusinessTimes

EUA: S&P 500 e Nasdaq sobem e fecham segunda semana consecutiva de ganhos

12 fev 2021, 18:21 - atualizado em 12 fev 2021, 18:24
Wall Street EUA
O Dow Jones teve variação positiva de 0,09%, para 31.458,99 pontos (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Os índices S&P 500 (SPX) e Nasdaq (US100) fecharam em máximas recordes nesta sexta-feira, com investidores comprando ações dos setores de energia, financeiro e materiais básicos e vendendo papéis de grandes empresas de tecnologia, no aguardo de um novo pacote fiscal em Washington que ajude a economia dos EUA a se recuperar.

De acordo com dados preliminares, o Dow Jones (DJI) teve variação positiva de 0,09%, para 31.458,99 pontos. O S&P 500 ganhou 0,48%, para 3.934,99 pontos. O Nasdaq Composite mostrou alta de 0,5%, para 14.095,47 pontos.

Na semana, o Dow Jones avançou 1,00%, o S&P 500 ganhou 1,24% e o Nasdaq valorizou 1,73%, também de acordo com dados preliminares.

Os principais índices foram negociados em um intervalo estreito durante uma semana em que investidores deixaram de lado ações voltadas para o crescimento –que dominaram um rali de quase um ano– e compraram ações cíclicas e desvalorizadas.

Os setores de energia, financeiro e de materiais básicos do S&P subiram com expectativas de que se beneficiarão de uma reabertura da economia, enquanto os pesos pesados Apple Inc, Tesla Inc e Microsoft Corp caíram.

Ações de valor (que atualmente operam abaixo do sugerido pelos fundamentos) e cíclicas (que tendem a se beneficiar de um início de recuperação pós-recessão) tendem a ter desempenho superior num ambiente de juros em alta e maior crescimento econômico, no qual a economia dos EUA está prestes a entrar, disse Thomas Hayes, presidente e um dos gestores do hedge fund Great Hill Capital LLC, em Nova York.

“Estamos subestimando o efeito atrasado de todo o dinheiro no sistema, à medida que mais e mais vacinas são distribuídas e mais áreas do país reabrem”, disse.

“Estamos dando continuidade a essa rotação que seria consistente com o novo ciclo de negócios e, à medida que os rendimentos (dos títulos) sobem, as ações de valor e cíclicas vão liderar”, afirmou Hayes.

O presidente dos EUA, Joe Biden, recorreu a um grupo bipartidário de autoridades locais em busca de apoio para seu plano de alívio de 1,9 trilhão de dólares. O projeto visa ajudar milhões de trabalhadores desempregados e promover a reabertura de escolas.

Dados da empresa de serviços financeiros Lipper divulgados na quinta-feira mostraram que os fundos de ações dos EUA atraíram 22,9 bilhões de dólares na semana até quarta-feira, maior ingresso semanal desde março de 2008.

Os mercados de ações dos EUA permanecerão fechados na segunda-feira por causa do feriado do Dia do Presidente.

reuters@moneytimes.com.br