Mercados

EUA: S&P 500 e Dow Jones encerram em alta após dados positivos amenizarem temores de recessão

15 ago 2019, 18:15 - atualizado em 15 ago 2019, 18:15
As tensões comerciais empurraram os juros dos Treasuries de 30 anos a uma mínima recorde (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

Os índices S&P 500 e Dow Jones fecharam em alta nesta quinta-feira, após dados positivos de vendas do varejo compensarem temores de recessão, apesar de persistentes tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

O índice Dow Jones subiu 0,39%, a 25.579 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,25%, a 2.848 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,09%, a 7.767 pontos, sob o peso da baixa nas ações da Cisco Systems.

Os índices oscilaram entre altas e baixas ao longo do dia, com investidores tentando entender mensagens divergentes vindas de dados fortes de consumo e da queda dos rendimentos dos Treasuries.

“Você tem um ambiente em que estamos digerindo a queda nas taxas de juros e na curva de juros ontem”, disse Darrell Cronk, diretor de investimentos da Wells Fargo Wealth and Investment Management.

As preocupações com a economia foram amenizadas por dados mostrando que as vendas no varejo nos EUA superaram em julho as expectativas dos analistas.

Mas o mercado seguiu atento à prolongada guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, cujas consequências têm atormentado os mercados globais por meses e começaram a impactar balanços de algumas importantes empresas.

As tarifas impostas pelos EUA pesaram sobre a Cisco Systems, cujas ações desabaram 8,6%. A empresa reportou tombo de 25% nas vendas na China e anunciou previsões de vendas e receita bem abaixo das estimativas de analistas.

As tensões comerciais empurraram os juros dos Treasuries de 30 anos a uma mínima recorde, enquanto as taxas do vencimento de dez anos bateram o menor patamar em três anos.

As ações da General Electric caíram 11,3 por cento após denúncia de Harry Markopolos de que números contábeis da empresa são fraudulentos. As acusações foram prontamente rejeitadas por executivos e pela própria empresa.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.